Coimbra | FoRCOP vai debater o envelhecimento, dia 19, no Convento São Francisco

Coimbra | FoRCOP vai debater o envelhecimento, dia 19, no Convento São Francisco

O Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais vai levar a cabo o colóquio “O envelhecimento no século XXI – Inovar para viver” que irá decorrer no dia 19 de março na Sala D. Afonso Henriques (Antiga igreja) Convento São Francisco, em Coimbra.

LINK de INSCRIÇÃO (gratuita)

Este ano cabe à Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) a presidência da Comissão Permanente do Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais (FoRCOP) que, atualmente, congrega 15 Ordens. A Comissão Permanente, que é composta também pela Ordem dos Psicólogos e a Ordem dos Farmacêuticos, divulgará brevemente o programa deste colóquio.

“Este debate surge num momento crucial: Portugal enfrenta graves problemas demográficos e é urgente implementar medidas para o envelhecimento da população. A Ordem dos Médicos assume o seu papel ao estimular a aprendizagem das melhores práticas para a saúde e bem-estar das pessoas mais velhas”,  destaca o presidente da SRCOM, Manuel Teixeira Veríssimo, na nota de imprensa enviada aos órgãos de comunicação social. Na conferência de imprensa (dia 14 de março) realizada para apresentar o programa, enfatizou ainda que “este assunto diz respeito a toda a sociedade”. Acrescentou ainda: “É importante envelhecer bem ao longo da vida”. Na opinião de Manuel Teixeira Veríssimo urge combater os guetos nos quais os idosos são muitas vezes estigmatizados devido à idade. “O envelhecimento é uma conquista e um desafio”, sublinhou.

“É muito importante levar a cabo iniciativas de debate e reflexão envolvendo membros das ordens profissionais e decisores, juntamente com a sociedade civil e o exercício da cidadania, para melhor inclusão social das pessoas mais velhas”, assumiu também o representante da SRCOM na presidência do FoRCOP, Hernâni Caniço, na mesma nota de imprensa. Entretanto, na conferência de imprensa, lembrou a importância da literacia e a capacitação das pessoas mais velhas, que fazem, aliás parte dos objetivos do colóquio que será realizado a 19 de março.

Também na conferência de imprensa, Lúcia Santos, Secretária-Geral da Secção Regional do Centro Ordem dos Farmacêuticos, referiu a importância desta rede criada em 2003, isto é, o Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais (FoRCOP) que atualmente é constituído por 15 Ordens Profissionais que, aqui, elencamos: Ordem dos Médicos, Ordem dos Psicólogos, Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Advogados, Ordem dos Arquitetos, Câmara dos Solicitadores, Ordem dos Arquitetos, Ordem dos Economistas, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Engenheiros Técnicos, Ordem dos Médicos Dentistas, Ordem dos Médicos Veterinários, Ordem dos Notários, Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução e Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.

Ao lembrar as conferências e colóquios desenvolvidos pelo FoRCOP, Lúcia Santos sublinhou a importância das diversas iniciativas, em prol do conhecimento técnico-científico, das necessidades das populações e em estreita articulação com a sociedade civil. “Temos vindo a antecipar a discussão sobre diversos temas”, lembrando que há 10 anos o tema do envelhecimento também tinha sido o destaque do colóquio organizado pelas ordens profissionais do Fórum Regional do Centro. “Este tema merece uma abordagem multidisciplinar: habitação, economia, segurança social”, acentuou, em declarações aos jornalistas.

#FoRCOP

O FoRCOP tem sede em Coimbra, e uma abrangência de muitos milhares de profissionais da Região Centro, aproximando uma parcela relevante da sociedade civil qualificada dos legítimos interesses da população e instituições comunitárias. A Ordem dos Médicos assume a presidência do FoRCOP até maio deste ano.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos