No próximo dia 28 de novembro, pelas 18h00, na Sala Miguel Torga da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, irá decorrer a conferência ministrada pela Professora Rosário Neto Mariano, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) com o título “Literatura e Saúde. Representações da Patologia mental em obras literárias oitocentistas“.
Literatura e Saúde: São muitas as perguntas que podem convocar a nossa curiosidade em torno desta temática. Pode a literatura mostrar-nos a representação de modelos de pessoas ‘normais’ ou ‘doentes’ que nos encaminhem para o estudo da(s) doença(s) de índole individual, familiar ou de uma comunidade mais alargada?
A literatura pode evidenciar o imaginário de um autor para as patologias predominantes de uma época histórica através do perfil das suas personagens? Quais as figuras de estilo mais utilizadas? As obras literárias e os seus autores ajudam a mostrar ou a denunciar, no seu tempo, os comportamentos e contextos que levavam às patologias de cada personagem? A criação literária cria estereótipos ou veicula ensinamentos sobre a saúde e as degenerescências?
Esta sessão, aberta a toda a comunidade, está inserida nas atividades do ciclo de palestras “Literatura e etc” com chancela do Centro de Literatura Portuguesa da FLUC.
#Rosário Neto Mariano
Maria do Rosário Neto Mariano é Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Coimbra. Licenciada pela Universidade de Lisboa (Línguas e Literaturas Modernas), possui mestrado em Literatura Comparada e doutoramento em Literatura Francesa pela Universidade de Coimbra. Os seus principais interesses de investigação têm sido a Literatura, a Filosofia, os Estudos das Artes e da Cultura, bem como estudos interdisciplinares, valendo-se por exemplo da Psicopatologia e das Ciências do Cérebro e da Mente na sua relação com a Literatura e a Cultura. (Portal Ciência Vitae)