Despacho nº 7140-B/2018 de 26 de julho – Autoriza a abertura de procedimento concursal para a contratação de 378 médicos especialistas na área de medicina geral e familiar, que adquiriram o correspondente grau de especialista na 1ª época de 2018.
Despacho nº 9639/2018, de 3 de outubro – Determina que os estabelecimentos hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) adotem o número 2222 na rede telefónica interna para ativação da Equipa de Emergência Médica Intra-Hospitalar, até ao dia 31 de março de 2019. – Determina que, a Direção-Geral da Saúde proceda à revisão da Circular Normativa nº 15/DQS/DQCO, de 22 de junho de 2010, até ao dia 31 de dezembro de 2018, considerando-se o disposto no mesmo. – Determina, ainda, que a Direção-Geral da Saúde elabore uma campanha nacional, a realizar nos estabelecimentos hospitalares do SNS e dedicada aos profissionais, de forma a harmonizar a mensagem e a complementar as ações internas de comunicação das instituições, até ao dia 31 de dezembro de 2018.
Despacho nº 7140-A/2018 de 26 de julho – Autoriza a abertura de procedimento concursal para a contratação de 856 médicos especialistas, área de saúde pública e área hospitalar, que adquiriram o correspondente grau de especialista na 1ª época de 2018
Despacho nº 7082/2018, de 19 de julho – Define as zonas geográficas carenciadas, por estabelecimento de saúde e especialidade médica, e por agrupamentos de centros de saúde para as áreas profissionais de medicina geral e familiar e de saúde pública, para efeitos de atribuição dos incentivos à mobilidade de trabalhadores médicos em 2018. – Estabelece que o disposto no presente despacho aplica-se aos procedimentos de recrutamento e de mobilidade de pessoal médico iniciados a partir de 1 de janeiro de 2018.
Resolução do Conselho de Ministros nº 103/2018, de 26 de julho – Cria o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSANP) e define as normas do seu funcinamento e respetivas competências. – Determina a extinção da Comissão de Segurança Alimentar, criada pelo Despacho nº 5801/2014, de 21 de abril, D.R. (II série) de 2 de maio.
Aviso nº 10302-B/2018 – Abertura de procedimento concursal, pelo prazo de cinco dias úteis, a contar da data da publicitação do presente aviso no Diário da República, tendo em vista o preenchimento de 856 postos de trabalho para a categoria de assistente, da carreira especial médica ou da carreira médica dos estabelecimentos de saúde com natureza jurídica de entidade pública empresarial, integrados no Serviço Nacional de Saúde, consoante o caso, dos quais, 17 são para a área de saúde pública e os restantes 839 para a área hospitalar
Aviso nº 10302-A/2018, de 30 de julho – Abertura de procedimento concursal, pelo prazo de cinco dias úteis, a contar da data da publicitação do presente aviso no Diário da República, tendo em vista o preenchimento de 378 postos de trabalho para a categoria de assistente, área de medicina geral e familiar, da carreira especial médica ou da carreira médica dos estabelecimentos de saúde com natureza jurídica de entidade pública empresarial, integrados no Serviço Nacional de Saúde, consoante o caso.
Decreto-Lei nº 61/2018, de 3 de agosto, de 30 de julho – Cria o regime jurídico aplicável aos centros académicos clínicos, criando condições para o desenvolvimento, de forma integrada, das atividades assistencial, de ensino e de investigação clínica e de translação. – Estabelece, igualmente, o regime dos projetos-piloto de hospitais universitários. – Determina que o presente diploma aplica-se às unidades prestadoras de cuidados de saúde, às unidades orgânicas das instituições de ensino superior e às instituições de investigação e desenvolvimento. – Revoga o Decreto-Lei nº 110/2014, de 10 de julho.
Lei nº 38/2018, de 7 de agosto – Direito à autodeterminação da identidade de género e expressão de género e à proteção das características sexuais de cada pessoa: – Estabelece o direito à autodeterminação da identidade de género e expressão de género e o direito à proteção das características sexuais de cada pessoa. – Determina que a presente lei aplica-se aos procedimentos de mudança da menção do sexo no registo civil e da consequente alteração de nome próprio que se encontram a decorrer à data da sua entrada em vigor. – Revoga a Lei nº 7/2011, de 15 de março, com exceção do seu artigo 5º.
Portaria n.º 212/2017 – Regula os critérios e as condições para a atribuição de incentivos institucionais às unidades de saúde familiar (USF) modelos A e B e às unidades de cuidados saúde personalizados (UCSP) e de incentivos financeiros aos profissionais que integram as USF modelo B