Sob o pretexto plasmado em título “A Inteligência Artificial é o caminho?”, decorreu na Ordem dos Médicos em Coimbra a conferência do Físico, Prof. Doutor Carlos Fiolhais, numa sessão presidida pelo Prof. Doutor Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.
A conferência, que despertou especial interesse pelo brilhantismo do orador e da sua sageza, foi o culminar de um ano em que a Ordem dos Médicos presidiu, com o Doutor Hernâni Caniço, ao Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais. Uma hora antes, em conferência de imprensa, foi efetuado o balanço deste ano e perspetivado o próximo que, a partir de amanhã, ficará sob a presidência da Ordem dos Farmacêuticos Centro – OFCentro, aqui representada pela sua Secretária-Geral, Doutora Lúcia Santos. E será precisamente a Inteligência Artificial o elo de ligação entre as 16 ordens profissionais.
Nesta conferência que pode ser (re)vista aqui, o Professor Carlos Fiolhais quis deixar uma toada otimista sobre a Inteligência Artificial, dando nota que a IA é um instrumento, não deixando de alertar, no entanto, para os perigos de manipulação. No final, e depois de várias perguntas da assistência, o Físico disse: “Os robôs têm a ética que lá colocarmos”. Partilhamos aqui algumas imagens captadas nesta interessante sessão.