Médico otorrinolaringologista, terapeuta da fala e maestro do coro de laringectomizados enaltecem a voz humana

Médico otorrinolaringologista, terapeuta da fala e maestro do coro de laringectomizados enaltecem a voz humana

A voz humana, uma ferramenta de comunicação vista pela perspetiva clínica e artística: eis a síntese de “A Voz no Canto” que decorreu no Salão São Tomás do Seminário Maior de Coimbra. O projeto “Coimbra CANTA ABRIL”, do qual o Coro da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos faz parte, teve a 3 de março a sua primeira parte com o concerto realizado no Teatro Académico de Gil Vicente, e agora foi materializado, na segunda parte do programa, com o workshop “A Voz no Canto” que se realizou, este sábado, dia 9 de março.

Perante uma plateia de quase uma centena de pessoas, as maravilhas e potencialidades da voz humana foram magistralmente explicadas e executadas na sua plenitude por uma equipa composta pelo médico otorrinolaringologista, Jorge Miguéis, terapeuta da fala, Joana Santos, e o diretor musical do Coro do Serviço de Otorrinolaringologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra (ULS Coimbra), Gustavo Godinho. No final, todos juntos, cantaram abril.

Jorge Miguéis fez uma intervenção onde falou de forma didática sobre a “Anatomia, Fisiologia, Avaliação Clínica e Patologia”. Em seguida, Joana Santos dedicou a sua intervenção ao tema genérico “A voz como instrumento musical”. Gustavo Godinho, por seu turno, desenvolveu com toda a plateia uma ‘atuação’ com exercícios vocais, demonstrando que, todos sem exceção, podem e devem exercitar “O canto”, tema da sua intervenção. No final, decorreu a atuação do Coro de Laringectomizados e a participação conjunta de coros e plateia.

Recorde-se que, a “voz”, é o tema que a Universidade de Coimbra elegeu para a XXVI Semana Cultural e que serviu, precisamente, de mote ao desenvolvimento do projeto “Coimbra CANTA ABRIL“.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos