“A arte de cuidar não se deve perder com a evolução da Ciência”

“A arte de cuidar não se deve perder com a evolução da Ciência”

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) participou na sessão de abertura da VII Edição do START MGF, evento que vai decorrer entre os dias 13 a 16 de Março de 2024 no Convento São Francisco, em Coimbra. O curso, organizado por médicos internos de Medicina Geral e Familiar (MGF) da zona Centro é dirigido especialmente aos médicos que ingressaram no Internato de Formação Específica em janeiro deste ano.

“Estes eventos são importantes para criarem laços entre vós e espírito de equipa, algo muito importante na nossa profissão”, começou por destacar Manuel Teixeira Veríssimo, acentuando, por outro lado, a importância da formação. “Como presidente da SRCOM tenho de defender a boa formação porque é isso que está na base dos bons cuidados ao doente”. O “objetivo principal da Ordem dos Médicos é defender os cuidados de saúde que os médicos aos doentes e, obviamente, para tal, a Ordem dos Médicos tem de defender os médicos”.

“Enfrentamos uma fase em que estamos a mudamos o sistema de saúde. Estamos no início das ULS que preveem uma integração entre todos os cuidados de saúde. No fundo, o grande objetivo é fazer com que nós estejamos perante o doente, naquilo que ele precisa, quando ele precisa e onde ele precisa e não o doente que anda à nossa procura. Claro que é um desafio grande, não é fácil enfrentar as mudanças, mas, se todos colaborarmos, poderemos todos dar aos doentes o que eles precisam”, disse Manuel Teixeira Veríssimo.

O presidente da SRCOM não deixou de frisar, também, as enormes mudanças e do contexto do Serviço Nacional de Saúde ao longo dos quase 45 anos de existência. A seu ver, há três componentes de análise a ter em conta: o envelhecimento da população, a exigência da sociedade e a evolução da Ciência. “Na Medicina há duas partes importantes, o avanço da Ciência (nela temos de incluir a segurança de diagnóstico, a segurança de tratamento, o desafio da Inteligência Artificial) e a arte de cuidar (a capacidade de interagir com o doente , a humanidade que temos de ter para com o doente. Esta última parte que citei não pode ser perdida com a Ciência”. Por fim, Manuel Teixeira Veríssimo reiterou a disponibilidade da Ordem dos Médicos do Centro para qualquer intervenção que queiram solicitar. Aliás, como foi frisado por Margarida Guilherme, Presidente do VII SATRAT MGF, foi na Ordem dos Médicos, em Coimbra, que nasceu este importante curso.

Foram também intervenientes: Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar; Almerinda Rodrigues, Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Primários da ULS de Coimbra; José Augusto Simões, Coordenador do Internato Médico MGF da zona Centro; Carolina Moreira, Representante da Comissão de Internos de MGF da Zona Centro.

Ao longo de quatro dias, os internos de Medicina Geral e Familiar de todo o país poderão frequentar também workshops sobre os principais temas do quotidiano de um médico de família.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos