Coro com 350 vozes e workshop sobre a voz integram projeto para assinalar 50 anos do 25 de abril

Coro com 350 vozes e workshop sobre a voz integram projeto para assinalar 50 anos do 25 de abril

Coro da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos vai protagonizar um momento único e inédito com outros 12 coros de Coimbra, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.”Coimbra CANTA ABRIL” assim se designa o nome do evento que promete proporcionar um espetáculo de rara beleza artística, nele celebrando os momentos mais emblemáticos da nossa história contemporânea.

Assim, no dia 3 de março, às 18h30, no ‘balcão’ do Teatro Académico de Gil Vicente – todos juntos, como se fossem um grande coro de 350 vozes – várias associações corais de Coimbra irão integrar um espetáculo que inclui também narrador, dança, diseurs de poesia e música instrumental: sanfona, acordeão e piano por alguns dos maestros dos coros que ocuparão o palco.

“Coimbra Canta Abril”, nome do projeto, resulta de uma candidatura com sucesso à participação na XXVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra, cujo tema-base é “Voz de Abril” e que se desenvolve entre os dias 1 e 15 de março. O projeto inclui 13 coros, três dos quais fazem parte da comissão que coordena e desenvolve o projeto: Coro da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Chorus Ingenium – Associação Cultural dos Engenheiros da Região Centro e o Coro Carlos Seixas da Câmara Municipal de Coimbra. Todos, juntos desta forma especial, através do canto, poesia, música e dança celebram a ‘Revolução dos Cravos’, a conquista da Democracia e da Liberdade.

O workshop “A Voz no Canto” é outro evento que promete ser muito especial. Trata-se de uma conferência  protagonizada por Jorge Miguéis, reputado médico otorrinolaringologista, e que conta com a participação da terapeuta da fala, Joana Santos, e a atuação do coro de laringectomizados. Este workshop decorrerá a partir das 17h00 do dia 9 de março, no Salão de São Tomás, no Seminário Maior de Coimbra. De forma global, o workshop abordará os aspetos da prevenção e patologias, em diversas vertentes: tipos de voz, estrutura, qualidades, ritmo e características.

O presidente do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos destaca esta iniciativa de celebração de meio século de liberdade e de democracia, e acentua a importância do papel dos médicos no desenvolvimento do nosso País. “A prestação de melhores cuidados de saúde à população foi um ‘movimento’ liderado por médicos ainda antes do alvor de abril de 1974. Integrar as comemorações do 25 de abril, através do Coro da Ordem dos Médicos, é também valorizar o papel dos médicos na cultura, nas suas várias dimensões artísticas“, sublinha Manuel Teixeira Veríssimo.

Brevemente, daremos mais informações sobre a aquisição dos ingressos para este espectáculo único.

(Foto de arquivo – SRCOM/Paula Carmo)

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos