Ordem dos Médicos lembra a importância do SONO

Ordem dos Médicos lembra a importância do SONO

Sabia que. . .

AS HORAS QUE PASSA A DORMIR NÃO SÃO “TEMPO PERDIDO”?

O sono é indispensável para manter a saúde. Durante o sono ocorrem vários processos que permitem manter o bom funcionamento do corpo: os níveis de energia são restabelecidos, as lesões dos tecidos e órgãos são reparadas, o sistema imunitário combate as doenças e o cérebro consolida as memórias, controla o apetite e regula as emoções

O SONO É REGULADO POR UM RELÓGIO INTERNO NO CÉREBRO?

O relógio interno localiza-se no hipotálamo e noutras regiões cerebrais.
Este sistema controla o horário do sono, de acordo com os níveis de exposição à luz ou à escuridão. Durante o dia, o relógio interno envia sinais que aumentam a atividade física, mental e o comportamento. Ao fim do dia, o relógio interno ativa as regiões do cérebro que induzem o sono.

A NECESSIDADE DE DORMIR DIMINUI COM A IDADE?

Nos primeiros meses de vida, os bebés passam grande parte do dia a dormir. À medida que a criança cresce vai tendo menos necessidade de dormir. Os adultos
entre os 18 e os 64 nos precisam de dormir entre 7 a 9h por dia. Embora possam passar mais horas na cama, as pessoas mais velhas têm uma necessidade de dormir semelhante à dos adultos mais jovens.

A INSÓNIA É UM PROBLEMA QUE AFETA 1 EM CADA 3 ADULTOS?

A insónia consiste na dificuldade em adormecer ou em ter um sono reparador.
Um terço dos adultos já teve um período de insónia de curta duração e 1 em cada 10 adultos tem insónia crónica que dura mais de 3 meses. Qualquer pessoa pode ter problemas de sono mas a insónia é mais frequente em mulheres e nas pessoas mas velhas.

DÊ PRIORIDADE AO SEU SONO

TENHA UM HORÁRIO CONSISTENTE PARA DORMIR

Acorde sempre à mesma hora de manhã, incluindo ao fim de semana. Vá para a cama a uma hora que lhe permita dormir o número de horas suficientes até de manhã. Não deixe que o trabalho ou tarefas pendentes encurtem o seu tempo para dormir: dormir não é “tempo perdido”.

MANTENHA-SE ATIVO DURANTE O DIA
Saia de casa durante o dia, exponha-se à luz solar e mantenha-se fisicamente ativo.
O exercício físico durante o dia ajuda a combater o stress e promove um sono de maior qualidade à noite.

DESLIGUE-SE DO STRESS ANTES DE IR DORMIR
Quando se aproxima a hora de ir para a cama não se exponha a estímulos ativadores como esforço físico intenso, situações com conteúdo emocional intenso, ambiente com muito barulho e luz forte. Faça algo relaxante como ler um livro, exercício físico ligeiro, ouvir música ou meditar num ambiente calmo e pouco iluminado.

NÃO FIQUE NA CAMA SE NÃO ESTIVER A DORMIR
Quando não estiver a dormir saia da cama. Evite estar na cama a ver televisão, a usar o telemóvel ou o computador. Se acordar a meio da noite e ficar sem sono,
saia do quarto e faça qualquer coisa relaxante. Quando estiver novamente com sono regresse à cama.

PROCURE AJUDA QUANDO NECESSÁRIO
Embora as dificuldades em dormir possam ser transitórias, por vezes são um sinal de insónia ou de um problema de saúde. Se os seus problemas de sono duram mais do que 4 semanas e prejudicam a sua capacidade de realizar as tarefas diárias procure o conselho de um profissional de saúde.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos