Sabia que. . .
O exercício físico é fundamental para a sua saúde e para um envelhecimento saudável?
Melhora a sua saúde global e previne doenças
- Reduz o risco de diabetes tipo II, doenças cardiovasculares, excesso de peso ou obesidade, alguns cancros, quedas, depressão, dor de costas e dores articulares, entre outros.
Melhora a sua saúde mental
- Melhora o humor
- Reduz stress e ansiedade
- Melhora a cognição
Melhora o sono
Melhora a qualidade de vida
Que atividade física devo praticar?
Atividade aeróbica de intensidade moderada
- Pelo menos 150 minutos por semana. São exemplos de atividades aeróbicas a caminhada rápida, nadar, andar de bicicleta.
- Pode obter os mesmos benefícios na metade do tempo. Para tal, intensifique a atividade aeróbica para uma intensidade vigorosa, pelo menos 75 minutos por semana. São exemplos a corrida, subir escadas, praticar um desporto.
Como sei se o exercício é moderado ou intenso?
Quando estiver a praticar exercício tente falar. Se estiver a respirar com dificuldade, mas ainda conseguir manter uma conversa com facilidade, trata-se de uma atividade de intensidade moderada. Se só conseguir dizer algumas palavras antes de ter de respirar fundo, trata-se de uma atividade de intensidade vigorosa
Treino de Força muscular
- Faça atividades que façam seus músculos trabalharem mais do que o normal pelo menos 2 dias por semana. Por exemplo, faça exercícios com o peso do corpo, levante pesos usar ou bandas de resistência, faça jardinagem, pratique yoga, frequente o ginásio. Aconselhe-se com um profissional.
Treino de Equilíbrio
Reduz o risco de fragilidade e de quedas, sobretudo nos idosos.
Experimente as seguintes atividades para treinar o equilíbrio:
- Fique em pé só com 1 perna. Sente-se instável? Apoie-se numa cadeira ou na parede
- Andar para trás ou para os lados
- Pratique yoga ou tai chi
Flexibilidade
Os alongamentos podem ajudá-lo a se manter flexível o suficiente para realizar as suas tarefas diárias – como baixar para atar os cordões dos sapatos. Tente alongar após a atividade.
Se possível, pratique uma atividade que misture os diferentes tipos de exercício ao mesmo tempo, como por exemplo dança, yoga, jardinagem, etc
Alguma atividade física é melhor do que nenhuma.
Ajuste a atividade física às suas condições de saúde e nível de funcionalidade. Aconselhe-se com o seu médico(a).