A Praça da Saúde e Longevidade ganhou vida a 1 de outubro de 2023 numa iniciativa conjunta da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), através do Gabinete de Envelhecimento, e do Consórcio Ageing@Coimbra. Ao longo do dia, foi possível envolver e sensibilizar muitas centenas de pessoas, de todas as idades, para estilos de vida saudáveis.
O presidente da SRCOM, Manuel Teixeira Veríssimo, destacou a importância deste evento pioneiro e, em declarações aos jornalistas que estiveram no local para a respetiva cobertura noticiosa, enalteceu o alcance da iniciativa que terá previsivelmente mais edições. A seu ver, a sociedade tem de aprender a “lidar com o maior número de idosos”, não deixando de enfatizar que, atualmente, Portugal é “atualmente um dos países da União Europeia com maior envelhecimento e com a expectativa de vida à nascença maior do mundo” o que, sendo uma evolução “francamente positiva”, não deixa de preocupar em comparação com outros países desenvolvidos “temos na parte final da nossa vida uma grande taxa de incapacidade”. A mensagem é, pois, optar e desenvolver estilos de vida saudáveis ao longo da vida.
No Parque Verde do Mondego, das 11h00 às 17h30, múltiplas ações e projetos inovadores foram apresentados na área do envelhecimento ativo e saudável. A forte adesão a este evento, ao longo de todo o dia, foi o denominador comum na Praça da Saúde e Longevidade. A sessão de abertura contou com as intervenções de Manuel Teixeira Veríssimo, João Malva, do Consórcio Ageing@Coimbra e da Vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Cortez Vaz. Na ocasião, o presidente da SRCOM defendeu atenção redobrada “para modelos de prevenção e terapia de doenças relacionadas com o envelhecimento”, assumindo que a sensibilização visa que cada cidadão crie hábitos saudáveis desde a mais tenra idade e que assim perdure para toda a vida.