No próximo dia 15 de setembro, sexta-feira, assinala-se em Coimbra uma das datas mais importantes do nosso País: O Dia do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o ato simbólico da rega da ‘oliveira SNS’ que cresce desde 2009 no Parque Verde do Mondego. Prevenção da Saúde e promoção de estilos de vida saudável são, este ano, os temas em destaque.
O evento, organizado pela Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra e pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, tem início marcado para as 16h00, no Parque Verde do Mondego (junto ao Pavilhão Centro de Portugal) com uma aula de Tai Chi com Igor Tiago.
Às 17h30, será inaugurada a exposição alusiva à rega da ‘Oliveira SNS’, com fotografias e documentos fac-similados alusivos à criação do SNS e às diversas cerimónias realizadas da rega da oliveira, em Coimbra. Recorde-se que estes momentos no Parque Verde do Mondego têm sido partilhados com profissionais de saúde, voluntários nas instituições de saúde, representantes das inúmeras instituições de Saúde, nomeadamente da região Centro; representantes também dos organismos da tutela da Saúde.
Pelas 18h00, decorrerá a cerimónia simbólica da rega da ‘oliveira SNS’, com a presença da presidente da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Isabel de Carvalho Garcia, do presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo,do Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, da presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, e do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva. A família do advogado e escritor António Arnaut também estará presente.
As comemorações terminam (19h00) com apresentação ao vivo de receitas saudáveis com a participação da Chef Marcela Martins e da nutricionista Ana Carvalhas, igualmente no Parque Verde do Mondego.
Ao celebrar a efeméride que assinala este ano o 44º aniversário, esta é também uma forma de recordar o Homem, o exemplo e a inspiração de um dos protagonistas da criação formal do SNS e também mentor da tradicional cerimónia da rega da oliveira
O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos sublinha a importância desta data que assinala a criação da Lei n.º 15/79, de 15 de setembro. “Nestas décadas, com o SNS, houve uma notável evolução da sociedade portuguesa”, destaca Manuel Teixeira Veríssimo, lembrando que, “desde o início, o SNS deve grande parte do seu sucesso científico, clínico, formativo e assistencial à dedicação e espírito de equipa dos seus profissionais, designadamente dos médicos”. Este ano, assinala, “destacamos a promoção de estilos de vida saudável como forma de pugnar por melhor Saúde para todos”.
A Câmara Municipal de Coimbra, a Orquestra Clássica do Centro, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra são parceiros institucionais nesta iniciativa. Recorde-se que a Ordem dos Médicos do Centro se juntou à LAHUC nas comemorações dos 35 anos do SNS e, desde então, mantém a colaboração neste ato simbólico.
HISTÓRICO – “Oliveira SNS”
A Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC) foi a mentora da plantação e rega da “Oliveira SNS”, em Coimbra. A plantação desta primeira “oliveira SNS” realizou-se no Parque Verde do Mondego, em Coimbra, a 15 de Setembro de 2009 (data em que assinalaram os 30 anos do SNS), por iniciativa desta Liga (LAHUC), com a presença e colaboração ativa do Dr. António Arnaut. Nesse ano, e a convite da LAHUC contou-se com a parceria da extinta LAHC – Liga dos Amigos do Hospital dos Covões. A partir das comemorações dos 35 anos do SNS (2014), a SRCOM – Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos associou-se a esta iniciativa.
Desde 15 de setembro de 2009 o Dr. António Arnaut fez questão de nos acompanhar todos os anos no ritual da rega da oliveira, árvore bem portuguesa, símbolo da paz e da resistência que como o criador do SNS ambicionava e lutava para que também fosse o Serviço Nacional de Saúde. A última vez que o Dr. António Arnaut acompanhou esta cerimónia foi a 15 de Setembro de 2017, fazendo-nos prometer que tudo faríamos para perpetuar este símbolo do Serviço Nacional de Saúde. Assim, a LAHUC encetou em 2019 (40.º aniversário do SNS) um movimento cívico da plantação da “oliveira SNS” em todos os municípios (continente e ilhas) para que num dia 15 de Setembro, quiçá à mesma hora, se fizesse simbolicamente a rega de uma “Oliveira SNS”.
Até esta data, e de acordo com a LAHUC, já foi plantada a “Oliveira SNS” em 23 municípios.