Foi há precisamente 18 anos que Inês Rosendo foi uma das médicas que esteve, enquanto jovem médica interna, na génese da Mostra de Especialidades Médicas, cujo evento de reconhecido sucesso visa auxiliar todos os jovens médicos internos no processo de escolha de especialidade.
Nesta mostra, os colegas mais experientes apresentam os programas, os aspetos práticos e respondem a dúvidas sobre cada uma das especialidades. Esta iniciativa tem sido uma preciosa ajuda para os jovens médicos internos de formação geral que, desta forma, recebem conselhos e incentivos para o futuro.
Na sessão de abertura desta edição na região Centro, que decorreu no Hotel Vila Galé, coube a Victória Matos – da comissão organizadora MostrEM / Conselho Nacional do Médico Interno – explicou sucintamente o novo formato e as vantagens de cada um “tomar a decisão, de forma feliz e contente”. E, se em algum momento, saírem daqui com dúvidas não hesitem em perguntar e pedir algum aconselhamento ao interno mais velho outras unidades ” sobre as 48 especialidades existentes.
E…dezoito anos depois, Inês Rosendo, atual vice-presidente da SRCOM, dá destaque a esta iniciativa. Ao presidir à sessão de abertura, congratulou-se com o facto “do espírito desta iniciativa” estar intacto, isto é “internos a ajudar outros internos a sermos felizes na escolha”. E acentuou: “A Ordem dos Médicos é a vossa casa, estou aqui para vos dar as boas-vindas e não se esqueçam também de participar nas atividades, façam sugestões. A Ordem dos Médicos do Centro tem esta dinâmica de vos acolher e de vos ajudar”. Organizada pelo Conselho Nacional do Médico Interno em colaboração com os Conselhos Regionais Norte, Centro e Sul da Ordem dos Médicos, este ano o formato teve outras modalidades, em jeito de mesa-redonda com cinco especialidades cada uma, com duas salas a decorrer em paralelo.
Ao todo, 90 jovens estiveram nesta 18ª edição do MostrEM Centro perspetivando o futuro da sua carreira na Medicina.