Homenagem aos médicos com 50 e 25 anos de inscrição na Ordem dos Médicos, em Leiria

Homenagem aos médicos com 50 e 25 anos de inscrição na Ordem dos Médicos, em Leiria

Bodas de ouro e bodas de prata de inscrição na Ordem dos Médicos! Receção aos jovens internos! Leiria foi palco de uma emotiva cerimónia!

Foi com o talento do Grupo de Fado de Coimbra composto pelos jovens médicos Margarida Pardal (voz) acompanhada de Simão Mota (guitarra portuguesa) e Tiago José Rodrigues (viola) que se iniciou a emotiva cerimónia que decorreu no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria e que também integrou a receção dos jovens médicos.

O presidente da Sub-região de Leiria da Ordem dos Médicos (SRLOM), Nuno Rama, agradeceu a presença de todos nesta festa e, na sua intervenção de boas-vindas, as primeiras palavras “vão para os colegas que agora chegam: palavras de estímulo, palavras de incentivo, recordando que a formação progressivamente diferenciada deve ser encarada como investimento pessoal e nos doentes que são o motivo da nossa nobre missão”. Nuno Rama não esqueceu, ainda, de sugerir uma atitude de forte empenho e dedicação aos jovens médicos: “Só uma atitude proativa interessada vai ser o garante da qualidade na formação médica e na segurança dos doentes”. Aos colegas que festejam ‘as bodas de prata’, enalteceu-lhes o facto de, estando “no auge das carreiras”, conseguem ir “enfrentando, no dia-a-dia, o sistema que está dominado por indicadores, gestores e pelas constantes necessidades dos nossos doentes”, felicitando-os por conseguirem sempre estar “à altura das exigências”. Aos colegas que completaram  50 anos de inscrição, Nuno Rama citou os seus nomes, um a um, e enalteceu “o grande esforço de adaptação ao longo da sua carreira mantendo o empenho e o desempenho que é reconhecido e de grande qualidade”. E dirigiu-lhes uma palavra especial: “Foram protagonistas do sucesso dos indicadores da Saúde nos anos 70 quando iniciaram a sua atividade profissional, participaram na criação e implementação do SNS e, infelizmente, assistem hoje às graves dificuldades e constantes constrangimentos que o setor enfrenta”.

Na cidade do Lis, após a entrega das medalhas e de mais um momento musical, foi a vez do Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos dar os parabéns ao atual presidente da SRLOM pela qualidade dos eventos ali realizados. “Hoje é um dia para homenagear duas gerações importantes para a Saúde em Portugal. A geração com 50 anos está na base do SNS e levaram cuidados de saúde a sítios onde as pessoas nunca tinham visto um médico, o chamado Serviço Médico às Periferia”, enaltecendo ainda a geração dos 25 anos de inscrição na OM os quais “têm tido um papel muito importante pois são eles que, nos últimos anos, com todas as dificuldades e vicissitudes, têm suportado o SNS”. Tal como Nuno Rama também Manuel Teixeira Veríssimo lembrou o período conturbado que a área da Saúde atravessa. “Espero que consigamos ultrapassar esta fase”, aludiu numa toada de esperança e melhoria no futuro.

Homenageados, colegas, familiares e amigos foram protagonistas de mais uma cerimónia para recordar. Momentos que foram também partilhados na presença dos autarcas de Leiria, respetivamente, o presidente Gonçalo Lopes e a vereadora da Saúde Ana Valentim; do presidente da Câmara Municipal da Batalha, Raúl Castro; do Provedor e administrador da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, Carlos Poço e Diogo Batalha; do presidente do Conselho Fiscal da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Rui Passadouro; do Presidente da Assembleia Sub-regional de Leiria da Ordem dos Médicos, Vítor Pardal; e do coordenador da USF Santiago, Manuel Carvalho.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos