(Coimbra, 7 de abril) – Celebra-se hoje o Dia Mundial da Saúde, a data em que há 75 anos foi fundada a Organização Mundial da Saúde, sendo este ano o tema central proposto pela OMS “Saúde para todos”. A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) assinala a efeméride invocando os primados da promoção da saúde e da qualidade de vida, defendendo melhores condições sociais e económicas, um sistema de saúde que responda às necessidades de quem o procura e uma população com mais responsabilidade social e literacia em saúde. “O nosso lema é ‘Mais Saúde, Mais atitude, Mais cuidado. Por si, para Todos”, sustenta o presidente da SRCOM, Manuel Teixeira Veríssimo, no vídeo produzido para esta data.
“O objetivo da OMS é sensibilizar e educar para a importância dos cuidados de saúde e de estilos de vida saudáveis. Temos, pois, de promover a saúde, enfrentar os desafios da saúde pública, melhorar a qualidade de vida dos mais vulneráveis”, acrescenta, entretanto.
“A nossa saúde depende de todos, pois e, ao vivermos num mundo global, a pandemia veio avivar-nos esta premissa fundamental. A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos tem como objetivo principalfomentar a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população, o que fará atravésde uma ligação estreita com os cuidados de saúde primários e hospitalares e com a saúde pública. A Saúde é um direito fundamental e inalienável do Ser Humano. É nossa obrigação pugnar pela Saúde de todos. Ou seja, o lema deste ano da OMS é, mais uma vez, um alerta à escala global”.
À guisa de conclusão, Manuel Teixeira Veríssimo assume: “A SRCOM defende e participa ativamente em tudo o que possa trazer bem-estar à população. Mais: O médico tem de ter boa saúde física e mental para cuidar bem dos seus doentes. Daí que a Ordem dos Médicos deverá preocupar-se com as condições de trabalho dos médicos e dar grande relevância aos problemas e dificuldades da classe. Para haver saúde e bem-estar na população, tem de haver médicos dedicados, com boas condições para o desempenho da sua missão e profissionalmente realizados. É essa, também, a nossa premente e diária missão”.