Médicos internos nas unidades de Saúde de Castelo Branco assinalam mais-valia na escolha desta região

Médicos internos nas unidades de Saúde de Castelo Branco assinalam mais-valia na escolha desta região

A sub-Região de Castelo Branco da Ordem dos Médicos juntou os médicos internos em exercício nesta sub-Região para uma Receção aos Médicos Internos de 2023 (de Formação Geral e os de 1º Ano do Internato de Especialidade), no dia 12 de abril de 2023 pelas 20h00.

A cerimónia contou com a presença o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo, e do presidente da Sub-Região de Castelo Branco da Ordem dos Médicos, Miguel Castelo-Branco.

Os 69 novos médicos, repartidos pela formação geral de 1 ano e pelos 4, 5 ou 6 anos de formação nas especialidades, ficam integrados na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, no Centro Hospitalar e Universitário de Castelo Branco e no Agrupamento de Centros de Saúde de Belmonte-Covilhã- Fundão.

Para o presidente da Sub-Região de Castelo Branco da Ordem dos Médicos, Miguel Castelo-Branco, “a escolha destes territórios para formação e para exercício da atividade clínica é satisfatório e agradável” . Manuel Teixeira Veríssimo destacou a importância de fixar os jovens nesta região desde os primeiros anos, incluindo os da faculdade. Condições de trabalho, projetos para implementar em cada especialidade, condições e tempo avocados para investigação, salários atrativos são o conjunto de premissas que Manuel Teixeira Veríssimo considera fundamentais para fomentar a fixação dos médicos nas regiões mais periféricas. “Estas condições têm de ser oferecidas localmente mas as decisões, na minha opinião, têm de partir do Ministério da Saúde”, assumiu o presidente da SRCOM em declarações aos jornalistas.

Após a ronda em que cada médico se apresentou individualmente foram notórias as qualidades destacadas sobre esta região. Estão em especialidades como Cirurgia, Medicina Interna, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Reumatologia, Psiquiatria, Medicina Geral e Familiar. A maioria destes jovens já conhecem bem a região uma vez que levaram a cabo a formação pré-graduada na Universidade da Beira Interior. Todos os dirigentes da Ordem dos Médicos deixaram a nota de que estão disponíveis para ouvir, escutar e ajudar naquilo que os mais novos precisarem. Da Sub-Região de Castelo Branco da Ordem dos Médicos estiveram também presentes os dirigentes João Gomes, Aida Paulino, João Taborda, Henriqueta Forte, Isa Bruz e Francisco Elias.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos