Rovisco Pais | Acervo clínico desde o século XIX disponível ao público

Rovisco Pais | Acervo clínico desde o século XIX disponível ao público

O Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro (CMRRC) – Rovisco Pais disponibilizou a toda a comunidade um espólio raro e único, um acervo clínico que data do século XIX que pode ser consultado tanto presencialmente como online. A cerimónia de abertura oficial da biblioteca científica contou com a presença do Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo, que foi inclusivamente presidente do Conselho Diretivo (CD) desta unidade hospitalar situada na Tocha (Cantanhede). A cerimónia oficial contou com a participação da presidente da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio, e do diretor executivo da Sasakawa Health Foudation, Takahiro Nanri e da diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes.

A biblioteca científica agora aberta a todos possui um espólio especializado nas áreas da Medicina, Saúde Pública, Dermatologia e Leprologia. De acordo com a presidente do CD do CMRRC, Isabel Bento, a coleção contém 4 500 volumes e 750 títulos. A obra mais antiga, disse, data do ano de 1823. Os 140 hectares onde está situado o antigo Hospital especializado no tratamento da lepra guardam, pois, um património de valor incalculável. Na criação deste hospital esteve o conceito de “aldeia de saúde”, inaugurada em 1947.

Secretária usada pelo Dr. Santana Maia (ex-bastonário da OM) quando foi presidente do Hospital Rovisco Pais com o computador que dá ali acesso às publicações online

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos