“Agradeço a confiança depositada nesta equipa à qual me orgulho muito de pertencer. Como alguém disse numa reunião não importa o cargo mas, sim, estarmos todos juntos com o objetivo da resolução dos problemas da Saúde da região. Temos literalmente os melhores do nosso lado. A filosofia de trabalho, os valores e a ética seguiram os passos das candidaturas anteriores nas quais também estive envolvida”. Foi desta forma que Liane Carreira se dirigiu a todos os colegas na cerimónia de tomada de posse dos órgãos sub-regionais de Viseu, assegurando ainda que será mantida e aprofundada a ligação com os representantes das restantes ordens profissionais da região de Viseu e restantes entidades.
A presidente do Conselho Subregional de Viseu da Ordem dos Médicos sublinhou ainda a aposta “enquanto Ordem de todos e para todos” em ações de formação, em eventos culturais… Contextualizando o elevado desgaste profissional devido “aos anos difíceis de pandemia, quer pelas condições de trabalho quer pelas exigências a que estamos sujeitos cada vez mais no dia-a-dia”, Liane Carreira defendeu a urgência na aposta da saúde mental bem como na criação do novo Departamento de Saúde Mental, ideia que foi de imediato aplaudida por todos os que assistiam a esta cerimónia de posse.
Por seu turno, e perante os representantes do Hospital de São Teotónio (Eduardo Melo, diretor clínico do Centro Hospitalar Tondela-Viseu; Isabel Andrade, Diretora do Internato Médico), de instituições privadas de saúde (Hospital Casa de Saúde São Mateus, Hospital CUF Viseu, Clínica JS), Mara Almeida, vereadora da Câmara Municipal de Viseu; e Filipe Matos de Figueiredo, o presidente da Ordem dos Advogados da região, Manuel Teixeira Veríssimo agradeceu aos eleitos e aos que cessam os cargos na Ordem dos Médicos de Viseu pela sua dedicação e trabalho em prol de todos os colegas. “A Liane Carreira desejo as maiores felicidades e estou certo que fará um excelente trabalho,” afiançando-lhe todo o apoio pessoal e da Ordem dos Médicos regional. “A Ordem dos Médicos existe essencialmente para regular a saúde, proteger os doentes e proteger os médicos também”, disse. Declarou Manuel Teixeira Veríssimo: “Temos de criar as melhores condições para os médicos em todas as áreas, particularmente na área da formação, que é muito importante para todos nós, não apenas para os mais jovens pois como sabemos ser médico é estudar toda a vida”.
O presidente cessante Luís Patrão, na sua derradeira intervenção, afirmou: “Estando em final de mandato como Presidente deste Conselho Sub-Regional, opto por trazer estas breves palavras de reconhecimento, agradecimento e otimismo, por escrito, já que não terei uma segunda oportunidade de me redimir. O mandato que termina foi marcado por… , bem, todos sabemos o que aconteceu em 2020 e 2021… Ainda assim, muito foi conseguido. Continuámos a coorganizar a Conferência das Ordens, um evento notável na região de Viseu, apoiámos vários eventos médicos nesta sede, mas existe sempre algum sentimento de angústia pelo que ficou por fazer. Por isso, é particularmente interessante que este seja um momento de renovação. Temos um novo bastonário, um novo presidente da secção sub-regional e uma nova presidente do conselho sub-regional. Todos são profundos conhecedores da realidade clínica diária, inclusive em termos de liderança de unidades de cuidados de saúde primários, serviços e instituições hospitalares, e todos conhecem os processos internos da Ordem dos Médicos.”
Referindo-se aos novos titulares do cargo de bastonário da Ordem dos Médicos e da região Centro, vaticinou: “Sei que teremos um bastonário atento, que conhece bem Viseu e que desempenhou um papel muito importante na mediação e resolução de alguns conflitos nos últimos anos. A experiência do novo presidente da secção regional, e também algumas ligações familiares a Viseu, estou certo que permitirão manter proximidade com a nossa sub-região”. Na passagem de testemunho, declarou de forma enfática: ” A Dr.ª Liane Carreira é uma excelente médica e uma excelente pessoa. Conheço-a há 19 anos, pois fizemos o curso na mesma faculdade. Sempre admirei a sua empatia e, alguns anos mais tarde, passei a admirar a sua capacidade de trabalho e de conciliação de uma carreira profissional de sucesso com uma família feliz. Sei a responsabilidade que é aceitar o papel de liderar a equipa de um Conselho Sub- Regional da Ordem dos Médicos e que tal só é possível com algum sacrifício da vida pessoal e familiar. Aos novos órgãos que brevemente irão tomar posse, desejo muito sucesso e alguma sorte”. Luís Patrão agradeceu, a finalizar a sua intervenção, “à nossa administrativa/secretária, a Sónia Coimbra” pelo mérito e trabalho, sendo “uma das principais responsáveis pela tão solicitada descentralização da Ordem dos Médicos”. Refira-se que ao agradecer a presença de forma detalhada e pormenorizada dos convidados presentes nesta sessão, Luís Patrão destacou também a presença do Dr. Luís Carvalho, ex. diretor do Hospital de São Teotónio (recorde-se que este distinto médico viseense é autor do quadro que evoca Miguel Torga que se encontra no auditório da Ordem dos Médicos em Coimbra cujo espaço tem precisamente o nome deste escritor).
Texto e Fotos ©SRCOM / Paula Carmo
Mesa da Assembleia Subregional
PRESIDENTE
Dra. Carla Margarida Alves Lunet
VICE-PRESIDENTE
Dr. Fernando Luís Simões Valério
SECRETÁRIO
Dr. Paulo Alexandre de Figueiredo Batista
SUPLENTE
Dr. Fernando José de Matos Marques
Conselho Subregional de Viseu
PRESIDENTE
Dra. Liane Marques Carreira
VICE-PRESIDENTE
Dra. Ana Isabel Martinho Oliveira
SECRETÁRIO
Dr. Pedro Miguel Lopes Vaz
VOGAL
Dr. Luís Manuel Ribau da Costa Patrão
VOGAL
Dra. Elisabete Maria da Costa e Silva Santos
SUPLENTE
Dr.ª Joana Cristina de Almeida Santos
SUPLENTE
Dr. João Miguel do Nascimento Brás
Assembleia de Representantes
Dr.ª Ana Cristina da Costa Figueiredo Correia Duarte
Dr. José Miguel de Sousa Costa Soares de Albergaria
Dr.ª Maria João Ferreira Freitas
SUPLENTE
Dr. Edgar Luís Frutuoso Vaz
Texto e Fotos ©SRCOM / Paula Carmo