Nuno Rama assume a presidência da Sub-região de Leiria da Ordem dos Médicos

Nuno Rama assume a presidência da Sub-região de Leiria da Ordem dos Médicos

Médico cirurgião defende três pilares-chave: “a união, a liderança e o planeamento do futuro”

Decorreu na quinta-feira, dia 23 de fevereiro, a cerimónia de tomada de posse dos membros dos órgãos da Sub-região de Leiria  da Ordem dos Médicos, no âmbito da qual o médico cirurgião Nuno Rama sucede a Rui Passadouro da Fonseca na presidência do Conselho Sub-regional. A cerimónia que decorreu no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria marcou, assim, formalmente, o início do triénio de 2023-2025, com a assinatura dos autos de posse dos membros da Mesa da Assembleia, do Conselho Sub-regional e dos membros da Assembleia de Representantes.

O presidente cessante, Rui Passadouro da Fonseca, que neste novo triénio integra o Conselho Fiscal da SRCOM, enalteceu a nova equipa com pessoas “muito competentes”. Sem pretender ser exaustivo neste momento festivo, não deixou de recordar dois momentos difíceis e marcantes dos anteriores dois mandatos e que mostraram à sociedade o relevantíssimo papel da Ordem dos Médicos junto da comunidade: os incêndios de Pedrógão Grande (2017), “Eu, o bastonário Dr. Miguel Guimarães e o atual bastonário Carlos Cortes estivemos no terreno” e a pandemia da COVID-19 que, inicialmente, . “com a intervenção da Ordem dos Médicos, todos os médicos foram vacinados”. “lembrou ainda que nestes mandatos foi possível “abrir a Ordem dos Médicos de Leiria à sociedade, outros profissionais de saúde”. E, por fim, agradeceu a todos os colegas que com ele fizeram ‘o caminho’ destes triénios bem como às funcionárias de Leiria.

Por seu turno, Manuel Teixeira Veríssimo parabenizou toda a nova equipa e agradeceu o notável trabalho da equipa cessante liderada pelo médico de Saúde Pública Rui Passadouro (que neste novo triénio integra o Conselho Fiscal da SRCOM).

“A Saúde está a atravessar uma fase de grandes mudanças e todos seremos poucos para ajudar a essa mudança para dar as melhores condições para a prestação de cuidados de Saúde de qualidade em Portugal (não é só no Serviço Nacional de Saúde): esse é o grande papel da Ordem dos Médicos, isto é, certificar-se que os cuidados de saúde prestados à população são os melhores. Os médicos têm de estar bem para tratar bem os doentes”, começou por assinalar o presidente da SRCOM. Na sua intervenção nesta sessão solene, Manuel Teixeira Veríssimo defendeu ainda a necessidade de defender as carreiras médicas  e a necessidade de acautelar a melhor formação médica. “Obviamente que a SRCOM quer trabalhar com as sub-regiões para defender a melhor formação”, acentuou. Na senda deste trabalho conjunto de proximidade, o presidente da SRCOM defendeu ainda uma ligação às instituições de saúde públicas e privadas “para ajudar a que os cuidados aí prestados sejam os melhores”. Afirmou: “Cada vez mais os desafios colocados aos médicos e à sociedade são enormes.  Os médicos, sozinhos, não fazem nada sozinhos, temos de apostar na literacia em Saúde”.

No seu primeiro discurso oficial, Nuno Rama, quis desde logo agradeceu a Rui Passadouro “todo o trabalho que dedicou à Ordem dos Médicos ao longo de 17 anos. É um amigo de longa data e um profissional de exceção”. O médico cirurgião elencou desafios e preocupações e defendeu a participação de todos na vida da Ordem. União e liderança são palavras-chave para este percurso até 2025, “pelo futuro da Saúde e pelo futuro dos doentes”, aliás, de acordo com o programa que foi sufragado no mais recente ato eleitoral.

O novo presidente afirmou, pouco depois do início da sua intervenção, que esta equipa juntou vários perfis de médicos, com diversas sensibilidades profissionais e, sobretudo, “independentes na sua forma de pensar e de estar”. “Neste mandato procuraremos continuar a defender e a valorizar o nosso desígnio neste contexto: a Ordem dos Médicos. Vamos fazê-lo, juntos, com a sociedade civil local, com o objetivo primeiro de Ser Provedor dos Doentes, tal como diz o nosso atual bastonário [Carlos Cortes]”. A seu ver, há três pilares-chave: “a união, a liderança e o planeamento do futuro”.

Nesta cerimónia –  no âmbito da qual foi proferida a conferência subordinada ao tema “Medicina em tempo de guerra”, por parte do professor Acácio de Sousa – marcaram presença inúmeros colegas, familiares e amigos dos novos membros da SRLOM e também convidados: Ana Valentim, vereadora com o pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Leiria, em representação do presidente Gonçalo Lopes; Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Raúl Castro; dirigentes das associações de Saúde da região de Leiria: Centro Hospitalar de Leiria, ACeS Pinhal Litoral e o Grupo Sanfil, respetivamente, Licínio Carvalho, Pedro Marcelino e Enfermeiro Marco Neves; Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, Carlos Poço (representado por Diogo Batalha), representantes de Ordens profissionais (advogados e engenheiros), do Instituto Politécnico de Leiria (Escola Superior de Saúde).

A sessão contou com a participação musical do Professor Simão Francisco (flauta transversal) e Bruno Cruz (trompa), da Escola de Artes SAMP (Sociedade Artística Musical de Pousos).

Texto e fotos SRCOM | Paula Carmo

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos