Miguel Guimarães enaltece órgãos eleitos na SRCOM como momento fulcral na Medicina Portuguesa

Miguel Guimarães enaltece órgãos eleitos na SRCOM como momento fulcral na Medicina Portuguesa

Os atuais órgãos da Ordem dos Médicos para o próximo triénio receberam um forte elogio por parte do Bastonário Miguel Guimarães que sustentou que esta equipa está disponível para defender “o melhor para os doentes”, e “porque querem o melhor para a Saúde, porque querem o melhor para o País”. Ao intervir na cerimónia de tomada de posse dos órgãos dirigentes da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, asseverou Miguel Guimarães, dirigindo a Manuel Pizarro ali presente: “Tenho a certeza que o Ministro da Saúde pode contar com o próximo Bastonário e com os órgãos nacionais, regionais e sub-regionais para darem um contributo positivo para a melhoria do Serviço Nacional de Saúde e para a Saúde em geral em Portugal”.

“Deixo um cumprimento muito especial ao Professor Manuel Teixeira Veríssimo. Conheço-o bem. É um homem tranquilo, é uma pessoa decidida, toma decisões com facilidade. É uma pessoa que faz falta à Ordem dos Médicos, desejo muitas felicidades ao Professor Manuel Teixeira Veríssimo é à equipa, que é uma equipa de excelência”.

Nesta sessão que decorreu na Antiga Igreja do Convento São Francisco, em Coimbra, Miguel Guimarães destacou ainda a presença do atual autarca conimbricense, José Manuel Silva que “fez dois brilhantes mandatos como Bastonário da Ordem dos Médicos”. Dirigindo-se em seguida a Carlos Cortes (um dos candidatos a Bastonário) – que neste dia passou o testemunho ao presidente da SRCOM Manuel Teixeira Veríssimo – Miguel Guimarães agradeceu “o trabalho magnífico que fez durante os mandatos em que eu fui bastonário”, acrescentado que teve “sempre a lealdade da parte dos representantes do Conselho Regional do Centro no Conselho Nacional. Foi possível concretizar muitos projetos interessantes porque o Conselho Regional do Centro esteve sempre presente e deu um contributo importante para esses mesmo projetos, portanto, Carlos Cortes fez um trabalho magnífico como líder da equipa da região Centro”.

Em síntese, o Bastonário da Ordem dos Médicos deixou uma palavra de gratidão a todos os membros da equipa da SRCOM e membros dos restantes órgãos da Ordem dos Médicos. Contudo, reportando-se ao atual momento de sufrágio eleitoral e, em particular, à candidatura de Carlos Cortes a bastonário, afirmou: “Esta candidatura faz sentido, exatamente, pelo papel de liderança que o Dr. Carlos Cortes teve nos destinos da Ordem dos Médicos no Centro e como grande contributo que deu a nível nacional”. Na sua intervenção, Miguel Guimarães destacou ainda as qualidades dos colaboradores da SRCOM, enquanto “equipa fantástica” em vários domínios da vida interna da Ordem dos Médicos.

Na pessoa de Catarina Matias, que conduziu esta sessão solene, Miguel Guimarães agradeceu-lhe ter conduzido a Ordem dos Médicos a mais uma vertente de liderança nível mundial, uma vez que a médica especialista de Medicina Geral e Familiar é a atual secretária-geral da Organização europeia de Medicina Familiar, a UEMO. “Neste momento, a Ordem dos Médicos possui sete lideranças em organizações internacionais”, sublinhou.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos