Lançamento do livro “Artigos soltos. Textos de opinião”, do Dr. João Paulo Almeida e Sousa

Lançamento do livro “Artigos soltos. Textos de opinião”, do Dr. João Paulo Almeida e Sousa

“Artigos soltos. Textos de opinião”, da autoria do médico especialista em Medicina Intensiva João Paulo Gaspar de Almeida e Sousa, é o título da obra que foi lançada na Ordem dos Médicos, em Coimbra, no dia 12 de janeiro, na presença de familiares, colegas e amigos que lotaram a Sala Miguel Torga

Na sessão de apresentação da obra – com chancela das Edições MinervaCoimbra – o anfitrião e presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), explicou a especial importância da sua presença, tendo em conta o facto de, ao desenvolver a campanha para bastonário, se encontrar com a atividade drasticamente reduzida em termos de presença física na SRCOM. “Estou, aqui, por amizade e também por respeito”, sublinhou, “porque o João Paulo e Reis Marques, foram meus mestres, não só enquanto médico mas também em relação à intervenção cívica”. Acrescentou Carlos Cortes: “O João Paulo é um homem de lutas, de convicções, de causas, e de rigor. Foi dirigente da Ordem dos Médicos, com intervenção cívica e política, é uma personalidade de causas, isto é que dá sentido ao Ser Médico, isto é, termos a preocupação dos nossos doentes em muitos outros palcos para além das unidades de saúde. O João Paulo abraçou todos estes aspetos, nunca se esquecendo do aspeto mais importante, que é a nossa Ética, a nossa Deontologia que expressamos na relação médico-doente”.

Durante a apresentação deste livro – obra que contém artigos de opinião publicados pelo autor, de 2002 a 2022, na sequência da sua permanente intervenção em resultado da sua reflexão permanente sobre alguns temas e áreas médicas – a Editora da MinervaCoimbra, Isabel de Carvalho Garcia, fez uma apresentação do percurso do autor, destacando a sua dedicação ao aturado trabalho de pesquisa histórica, de que já resultaram os livros “Andaram por aqui os Franceses” (2016) e “Memórias da Vila da Irmânia” (2022), este último já esgotado na sua primeira edição.

Por seu turno, António Reis Marques, Presidente do Colégio da Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos, e um dos apresentadores desta obra, lembrou que se trata de um livro “de um grande amigo e de um prestigiado médico, cuja carreira profissional se foi distinguindo como intensivista, como dirigente da OM e como gestor na área da Saúde”, enaltecendo, também, o facto de ter pautado a sua ação imbuído de “valores humanistas e no respeito pelo outro e a ajuda no sofrimento do cidadão”. Também António Casimiro Ferreira, Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (UC), investigador do Centro de Estudos Sociais da UC e apresentador da obra, ressaltou no posfacio o seguinte e citamos: […] Estabelece-se, ao longo dos diferentes contributos textuais, um compromisso com o porvir, na medida em que é notória a partilha de ideias, de reflexões, de análise crítica, em torno dos eixos temáticos organizadores do livro e que constituem as vivências, a experiência e o saber profissional de quem escreve para dar testemunho de si e se liga indefetivelmente a uma causa a que se dedicou inteiramente: o serviço público e o SNS, Serviço Nacional de Saúde. ” Na sua intervenção neste evento, o Professor de Economia destacou “a consciência com uma vinculação para os outros” do autor, sendo este livro “um ato de resistência ao desencantamento do mundo”.

Por fim, o autor, João Paulo Almeida e Sousa, depois de agradecer a disponibilidade do presidente da SRCOM para estar nessa sessão de lançamento, assumiu a escolha deste local para o lançamento desta obra, de forma especialmente sentida e comovida: “Acompanhei o Dr. Reis Marques durante seis anos nesta casa, onde, com humildade o digo, fizemos um trabalho empenhado”. Aludindo ao livro, João Paulo Almeida e Sousa sublinha o trabalho efetuado na Medicina de emergência e Medicina Intensiva, lembrando que os estes seus escritos resultam de “algum desassossego” do que lhe ia na alma.

No final da sessão, o autor autografou inúmeros exemplares desta sua mais recente obra. Partilhamos aqui algumas imagens desta sessão de lançamento que decorreu na Sala Miguel Torga, na sede da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, em Coimbra (Avenida Dom Afonso Henriques, 39).

# O Livro: Este livro contém artigos de opinião publicados pelo autor, de 2002 a 2022, fruto de uma reflexão permanente sobre alguns temas e áreas médicas, donde sobressai a sua vasta e diversificada experiência. “[…] No nadir de uma vida profissional cheia, esta publicação não é uma necessidade de exercício de afirmação pessoal ou de encapotada vaidade. Representa tão só a vontade de deixar compiladas as diversas reflexões que genuinamente me foram preocupando ao longo de décadas de exercício profissional dedicado ao Serviço Público e ao SNS. Os temas tratados, como o leitor comprovará, são maioritariamente respeitantes a áreas relacionadas com a minha intervenção operativa como a Medicina de Emergência ou a Medicina Intensiva, uma paixão, e a doação de órgãos, uma vivida preocupação solidária, sentida para além do dever profissional.” João Paulo G. Almeida e Sousa, in Nota explicativa

“Este conjunto de “Artigos Soltos” são a exteriorização das inquietações que ao longo de uma vida profissional foram povoando a mente do autor. Estas inquietações foram também acompanhadas de um visível desejo de contribuir para a solução dos problemas com que profissionalmente se confrontou durante anos. Esta compilação de textos são olhares críticos, em tempos diferentes, sobre a medicina e a organização da sua prestação, sobre aspetos relevantes da tecnologia que está ao dispor dos serviços de saúde, mas não esquecendo que esta é uma matéria em que não há certezas absolutas e mantêm-se muitos dilemas para resolver. […] As funções que desempenhou na Ordem dos foram determinantes na criação da Competência em Emergência Médica, mas também na regulamentação da subespecialidade de Medicina Intensiva. Para além destes aspetos mais ligados à Emergência, o cidadão médico sempre se preocupou com a importância e o papel determinante das Carreiras Médicas na qualidade dos cuidados dispensados pelo SNS. […]. Os últimos artigos desta coletânea são referentes à sua experiência como Intensivista na área dos transplantes e doação de órgãos em Coimbra e enriquecida com a estadia à frente do Instituto Português do Sangue e Transplantação. […]”. A. Reis Marques, in Prefácio

# O autor: João Paulo Gaspar de Almeida e Sousa nasceu em Coimbra, a 2 de agosto de 1954. Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra em 1978. Possui Pós-graduação em Gestão das Unidades de Saúde (Universidade Católica). É pneumologista por opção e intensivista por paixão, exerce funções no Serviço Nacional de Saúde como assistente hospitalar graduado sénior no Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Possui o European Diploma in Intensive Care Medicine e foi assistente convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. No CHUC, assumiu, até 2016, funções de diretor na UGI e na AGI da Urgência e Cuidados Intensivos, tendo sido coordenador hospitalar de doação. É consultor do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), membro da Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva e da Comissão Instaladora da Competência em Medicina Militar da Ordem dos Médicos. De 2016 a 2019 exerceu o cargo de presidente do Conselho Diretivo do IPST. Integrou o Conselho Regional do Centro da OM (tesoureiro de 1999 a 2001 e de vice-presidente entre 2001 e 2004) e a direção da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (2006-2011) e foi Coordenador da Comissão para a Criação e Admissão por Consenso à Competência em Emergência Médica.Tem dedicado também uma parte da sua vida à pesquisa histórica e à escrita. É autor dos livros “Andaram por aqui os Franceses” (2016) e “Memórias da Vila da Irmânia” (2022).

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos