Como enfrentamos a crise económica, após a pandemia COVID-19? Estamos a ficar mais humanos e mais empáticos? Que conselhos para o bem-estar da saúde? Membros das ordens profissionais dos Psicólogos, da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Farmacêuticos, da Ordem dos Advogados e da Ordem dos Economistas foram intervenientes no debate promovido pelo FoRCOP, o Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais (FoRCOP).
O Colóquio “Saúde em Tempos de Covid”, levado a cabo no dia 22 de novembro, na sede da Ordem dos Médicos, em Coimbra, contou com a moderação de Paulo Cunha, Presidente do conselho permanente do FoRCOP e presidente da direção da Delegação Regional Centro da Ordem dos Psicólogos, no debate realizado sob o tema “Covid, saúde pública e comunidade”. Neste primeiro painel foram intervenientes os representantes da Ordem dos Médicos, Vítor Duque, e a presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos, Anabela Mascarenhas.
Em seguida, esteve em debate o tema “Covid, reflexos profissionais”, também com moderação de Paulo Cunha, Presidente do conselho permanente do FoRCOP, sendo oradores o presidente do Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Advogados, António Sá Gonçalves, e o vogal efetivo da Delegação Regional Centro e Alentejo da Ordem dos Economistas, Hélder de Oliveira.
Neste evento, que decorreu na Sala Miguel Torga da Ordem dos Médicos (Coimbra), foram abordados inúmeros temas no atual contexto em que a sociedade continua a enfrentar a pandemia COVID-19, desde a saúde mental, a vacinação , o desenvolvimento de novos fármacos, as relações laborais e sociais, entre muitos outros.