Coimbra | Exposição Vitor Almeida patente na Ordem dos Médicos, até 12 de janeiro

Coimbra | Exposição Vitor Almeida patente na Ordem dos Médicos, até 12 de janeiro

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos acolhe a exposição de pintura da autoria do médico anestesiologista Vítor Almeida, com o título “Retrospetiva 2002-2022”.

Esta mostra individual patente na Sala Miguel Torga (Coimbra) inaugurada no dia 29 de novembro (terça-feira), pelas 18h00, contou com a participação do artista plástico e médico, Vitor Almeida, do presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, da coordenadora do Gabinete de Organização e Promoção de Atividades da SRCOM, Catarina Matias, e de inúmeros amigos, familiares e admiradores do artista médico. “Desenho desde a infância. Uma das técnicas que aqui está exposta foi desenvolvida ainda na faculdade de Medicina, em Hannover, e fui desenvolvendo várias exposições quer em Portugal quer na Alemanha”, contou, agradecendo ao atual presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos a oportunidade de expor as suas obras numa sala muito frequentada pelos seus pares e aberta sempre a toda a comunidade. “Esta é a casa de todos os médicos, estar a expor aqui é como se estivesse a expor na minha própria casa”, razão pela qual, assumiu, “mostrar os  trabalhos ao fim de 16 de interregno só faz sentido, aqui, na Ordem dos Médicos”.

“A par da intensa atividade, a pandemia COVID-19 trouxe-nos a oportunidade de ter tempo, em virtude dos dias que estivemos em isolamento em casa. Nessa fase, tal como muitos outros colegas adquirimos muito material de pintura que nos abriu outros horizontes, tais como o lápis, o carvão, a aguarela, entre outros”, explicou ainda, em entrevista ao Diário As Beiras. A exposição reúne trabalhos em diversas técnicas desde acrílico, gouache, tinta da China, aguarelas, lápis, aerógrafo e outras técnicas mistas. Ao levar a cabo esta retrospetiva, o autor desenvolve o tema em duas partes distintas: estruturas celulares/biológicas abstratas com focos temáticos e outro tema dedicado à exploração espacial, esta última “baseada em selos da década de 50 e década de 60 do século passado, alguns dos quais da ex-RDA, da ex-República Checa”.

A exposição ficará patente até 12 de janeiro, podendo ser visitada todos os dias úteis, das 9h00 às 18h00 (Avenida D. Afonso Henriques, 39).

# O autor

Natural de Arganil, Vítor Almeida é médico anestesiologista no Hospital S. Teotónio (Centro Hospitalar Tondela-Viseu), presidente do Colégio da Competência de Emergência Médica da Ordem dos Médicos, e preside ao grupo pré-hospitalar da Sociedade Europeia da Simulação. É médico no Serviço de Helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica.Nesta exposição pretende mostrar a versatilidade artística, tendo já exposto os seus trabalhos em Goslar (Alemanha), Condeixa, Arganil e Beja (Portugal). O médico desenvolve os seus temas e a sensibilidade artística com base na sua personalidade e vasta experiência. Vitor Almeida formou-se em Medicina em Hanôver (Alemanha), para onde a família emigrou, e regressou a Portugal nos anos 90 para fazer a especialidade. Aliás, duas especialidades: Medicina Geral e Familiar e Anestesiologia.O também coordenador do Gabinete de Apoio Humanitário da Ordem dos Médicos esteve diretamente envolvido na ajuda à Ucrânia. Vítor Almeida esteve também no Iraque, acompanhando o primeiro contingente português da GNR na base de Nassiriyah, em 2004. Integrou o Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos criado no âmbito da pandemia COVID-19. Em Viseu foi o responsável pelo Hospital de Campanha criado no Parque do Fontelo.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos