Nota de Pesar | Faleceu Professor Polybio Serra e Silva, ‘Herói do Coração’

Nota de Pesar | Faleceu Professor Polybio Serra e Silva, ‘Herói do Coração’

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos vem manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento do Professor Polybio Serra e Silva, um académico de referência mundial. Homem de cultura, de causas, uma personalidade irreverente sempre em defesa da comunidade. Tinha 94 anos. Mestre de várias gerações de médicos, perdurarão o seu exemplo e os seus ensinamentos. Um ser humano excecional. O seu legado permanecerá para sempre.

Era uma proeminente voz na luta pela prevenção das doenças do coração, promovendo a manutenção de uma vida saudável. O distinto cardiologista, professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, recebeu a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos (Aula Magna Universidade de Lisboa, 27 de novembro de 2014) das mãos do atual presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes. E hoje, mal soube da perda deste vulto da Medicina Portuguesa, Carlos Cortes escreveu na sua página de Facebook, uma nota pessoal: “Sempre o tive no coração e é lá que o guardarei. Aos familiares e em especial à sua mulher e minha amiga Aurora, que sempre o apoiou e esteve junto dele, os meus profundos sentimentos. Estará sempre connosco”.

Foram inúmeros os momentos em que manteve forte ligação à atividade da Ordem dos Médicos. Ainda recentemente, foi um dos 21 artistas que promoveram o leilão solidário a favor dos refugiados na Ucrânia, evento que decorreu na Ordem dos Médicos em Coimbra, a 15 de março deste ano.

É vasta sua obra como cidadão e académico, como escritor e Homem de Ciência. Antigo dirigente estudantil e um dos protagonistas da “Tomada da Bastilha II”, em abril de 1954 (que esteve prestes a ser reprimida com violência pela polícia e cuja ousadia que esteve na origem da construção da atual sede da Associação Académica de Coimbra e do Teatro Académico de Gil Vicente), o médico cardiologista Polybio Serra e Silva, era também especialista em Medicina Interna e Endocrinologia e foi ainda Professor de Endocrinologia e Doenças Metabólicas e da Nutrição.

 “A minha promessa é manter-me saudável para continuar a fazer prevenção cardiovascular utilizando a poesia e a prosa como instrumentos privilegiados”, disse quando completara 91 anos.

Percurso notável | Nasceu em Penacova a 20 de Maio de 1928. Foi Vice-Presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), Presidente da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC), Presidente da Comissão Central da Queima das Fitas e membro de um grupo de fados e guitarradas. Apaixonado por Coimbra e pelas suas tradições, tinha um inconfundível sentido de humor. Licenciou-se com 18 valores na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1957, e ali se doutorou em 1973. Fez a agregação em 1980 e em 1990 ascendeu a Catedrático.

Nomeado Diretor dos Serviços de Medicina II dos Hospitais da Universidade da Coimbra (H.U.C.) em 1976, ocupou este lugar e o de Professor Catedrático até à sua jubilação, em 20 de Maio de 1998. Em 1974, o organigrama de Medicina Interna A dos Hospitais da Universidade de Coimbra era constituído pela Medicina I, serviço dirigido pela Professora Maria Helena Saldanha (Nutrição Clínica), pela Medicina II, depois dirigido pelo Professor Polybio Serra e Silva (Aterosclerose, Lipidologia), e Medicina III, dirigido pelo Professor Armando Porto (Reumatologia, Hepatologia, Oncologia).

Colaborou em diversos programas de rádio e televisão, abordando os mais variados temas de Medicina. Foi autor ou coautor de mais de duzentos trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Publicou, em prosa e em poesia, alguns livros, sobre profilaxia vascular, sobretudo dirigidos a crianças e aos mais velhos. Foi fundador e investigador-coordenador do Núcleo de Estudos da Aterosclerose e Hipertensão.

Foi Presidente do Conselho Científico da Fundação Portuguesa de Cardiologia e Sócio Honorário da Sociedade Portuguesa de Hipertensão.

Em 2013 foi galardoado, pelo Ministério da Saúde, com a Medalha de Serviços Distintos, Grau “Ouro”. Um ano depois, como já foi referido, recebeu a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos. Em 2017 recebeu o Prémio “Nunes Correa Verdades de Faria”, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Em 2018 foi homenageado pelos profissionais da Associação Dentária Portuguesa.

Em 2019 foi laureado pela Fundação Portuguesa de Cardiologia e distinguido pela World Heart Federation como “Herói do Coração”.

Foi Presidente do Lions Clube de Coimbra, era Confrade de Honra da Confraria do Bucho de Arganil, Confrade dos Enófilos da Bairrada e Compadre “Prestígio” da Academia do Bacalhau de Coimbra.Foi sócio-fundador e dirigente da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra.

A Medicina Portuguesa perdeu um dos seus vultos. A SRCOM endereça sentidas condolências à família, colegas e amigos.

Coimbra, 14 de outubro de 2022

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos