“Médicos internos não devem colmatar deficiências de recursos humanos”

“Médicos internos não devem colmatar deficiências de recursos humanos”

mostrEM 22 e IV Encontro do Internato Médico decorrem no Hotal D. Luís, de 17 a 20 de outubro

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, exortou os jovens médicos internos a exigir formação de qualidade durante o internato. “Sou um absoluto defensor da exigência da Formação Médica, essencial para termos bons especialistas”, disse na sessão de abertura da Mostra das Especialidades Médicas que este ano junta também o IV Encontro do Internato Médico da Região Centro.

Carlos Cortes alertou ainda os jovens: “Vocês não estão nas urgências, nas enfermarias ou nas consultas para tapar buracos nas escalas, não se deixem enganar”, assinalando que é muito importante a escolha da especialidade, pois tal acompanha e molda a vida de cada médico, tendo a responsabilidade de “exigir todas as condições para serem bons profissionais”. Lembrando que a formação existente é efetuada no SNS e nalgumas unidades do setor privado, apelou aos jovens para se envolverem no processo formativo, pois “o paradigma mudou e agora nem todos têm acesso a uma especialidade”. E recordou 2015, ano em que pela primeira vez ficaram médicos internos sem acesso a uma especialidade.

“Não há nenhum médico que depois de fazer uma formação geral seja indiferenciado. É um profissional diferenciado, estudou seis anos numa escola médica e esteve um ano em prática em hospitais e centros de saúde. É muito importante a Ordem dos Médicos, em conjunto com o Ministério da Saúde, encontrar soluções e áreas de formação” para estes casos.

Nesta Mostra das Especialidades Médicas, que junta mais de 100 jovens médicos, Carlos Cortes assumiu que a formação “é um valioso instrumento a longo prazo” e não deixou de apontar outros caminhos possíveis e que “possam ser enquadrados de outra forma”, designadamente através de “formações de competências médicas, para poderem exercer liderança médica ou, por exemplo, fazer um trabalho muito importante nas comissões de controlo de infeção”. Ao citar vários exemplos de dificuldades nos planos formativos, o presidente da SRCOM deu nota das especialidades cirúrgicas. E apelou: “Nunca deixem de exigir qualidade da formação médica”.

Por fim, lembrou quão importante é “honrar esta profissão nobre” e enfrentar os “desafios”.

Recorde-se que a mostra visa auxiliar os jovens médicos internos no processo de escolha de especialidade (formação específica). Durante três dias, os colegas mais experientes apresentam os programas, os aspetos práticos e respondem a dúvidas sobre cada uma das especialidades. Esta iniciativa tem sido, aliás, uma preciosa ajuda para os jovens médicos que, desta forma, recebem conselhos e incentivos para o seu futuro. Serão abordadas todas as  áreas de especialização médicas, apresentadas na primeira pessoa por internos de formação específica de vários hospitais da Região Centro. 

Para cada especialidade, será apresentado o programa de formação, o perfil da evolução das vagas, o dia-a-dia de um interno, os aspetos tendencialmente positivos ou negativos da especialidade, e as perspetivas futuras/carreiras. Para além disso, em cada dia haverá uma Sessão Transversal, com temas pertinentes e transversais ao internato médico: FAQs do internato médico: Uma sessão dedicada a dúvidas comuns relacionadas sobre aspetos regulamentares do internato; Percursos AlternativosNesta sessão serão apresentados testemunhos de quem seguiu um percurso não convencional; Questões Legais do internato médico: Filomena Girão, licenciada em Direito, doutorada em Bioética e com uma vasta experiência nas áreas do Direito da Saúde, irá abordar vários tópicos da atualidade, como as escusas de responsabilidade, as particularidades da Medicina tutelada, entre outras questões práticas pertinentes aos médicos internos.


Tal como já referido, o evento MostrEM será também seguido de mais uma edição do Encontro do Internato Médico da Região Centro, no dia 20 de Outubro. Ao longo deste dia serão abordados vários temas tais como “médicos residentes no estrangeiro”, “Resolução criativa de problemas”, “Direitos e Deveres do Médico”, “exercício da Medicina no Internato Médico”, entre outras. Para além de outros prémios, a melhor Comunicação livre, subordinada ao tema “Oportunidade(s) na adversidade”, será premiada com o valor de 4000€, aplicáveis em estágios ou formação.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos