USF Manuel Cunha nasceu na pandemia: 2º aniversário com mensagem de dedicação em prol da comunidade

USF Manuel Cunha nasceu na pandemia: 2º aniversário com mensagem de dedicação em prol da comunidade

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Manuel Cunha, que integra o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo-Mondego, celebrou o 2.º aniversário em ambiente de festa e abertura à comunidade. Inaugurada a 30 de junho de 2020, em plena pandemia COVID-19, “não teve oportunidade de realizar uma inauguração nos moldes normais”, referiu Henrique Correia, coordenador da USF. “Decidimos assinalar o aniversário e convidar algumas entidades para celebrar simbolicamente a inauguração”, acrescentou, ao agradecer a presença de médicos internos, antigos colegas e entidades do Poder Local. A USF Manuel Cunha “nasceu com o objetivo de melhorar os acessos e cuidados de saúde às pessoas desta região que começou num tempo cheio de desafios e incertezas. Atualmente, com o trabalho e dedicação de toda a equipa foi possível ultrapassar estas difculdades”. Henrique Correia assumiu que a USF pretende retomar a atividade tal como acontecia antes da pandemia. Para o futuro, sublinhou ainda, a instituição pretende “dar resposta à vacinação à covid-19 e da gripe sazonal, continuar com as consultas programadas, aumentar o número de utentes caso procurem esta unidade de saúde, atribuir médicos de família aos utentes que ainda não tenham e prestar os cuidados médicos e de enfermagem regulares”.

A USF Manuel Cunha funciona das 08H00 as 20H00 em dois polos: um em São Martinho do Bispo e outro em Taveiro. Entre outras entidades, estiveram presentes na cerimónia Carlos Cortes, presidente Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, José Luís Biscaia, diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego, Maria do Céu Carrageta, presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Jorge Veloso, presidente da União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades e a tesoureira da União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila.

A USF presta tributo ao médico Manuel Cunha, ao antigo diretor e coordenador, que sonhou e conseguiu concretizar com o seu afinco e dinamismo a construção do Centro de Saúde de São Martinho do Bispo.

Carlos Cortes assumiu ter ficado muito sensibilizado pela atribuição do nome de Manuel Cunha a esta Unidade de Saúde Familiar. “Reconhecer o legado que nos deixaram é muito importante”, sublinhou. “Tenho muita honra em representar todos os médicos da região Centro, e em especial dos médicos de família, que tanto desenvolveram esta especialidade”. Aliás a este propósito – e tendo por base uma intenção da tutela em substituir os Médicos de família por outros colegas sem a especialidade – Carlos Cortes repudiou este retrocesso que não dignifica a profissão nem respeita os doentes”.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos