Castelo Branco | Homenagem aos médicos com 50 e 25 anos de inscrição na OM

Castelo Branco | Homenagem aos médicos com 50 e 25 anos de inscrição na OM

Na noite de 28 de junho decorreu em Castelo Branco a homenagem aos médicos que completaram 50 anos e 25 anos de inscrição na Ordem dos Médicos. Rosa Ballesteros, Anabela Duarte, Gonçalo Salvado e Maria Helena Brito inscreveram em 1997. Fernando Pitté Monteiro, Maria dos Anjos Marques e Duarte Osório inscreveram-se em 1972. Na cerimónia estiveram presentes Rosa Ballesteros, Gonçalo Salvado e Fernando Pitté Monteiro. A entrega das medalhas decorreu numa unidade hoteleira albicastrense.

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos reconheceu o inestimável contributo destes colegas numa zona do País que enfrenta extremas dificuldades. Em declarações aos jornalistas, e reportando-se em concreto ao Hospital Amato Lusitano, Carlos Cortes reconheceu, aliás, que aquela unidade hospitalar “tem muitas dificuldades”, especialmente no que diz respeito à falta de recursos humanos. “O hospital baseia muito a sua resposta em prestadores de serviço que dão um apoio muito grande” e que, graças a eles, sublinha, “é que continua a existir uma resposta de qualidade e com segurança à população”. E citou o caso – inédito na região Centro e no País – do serviço de Ginecologia/Obstetrícia que tem apenas um médico no quadro. A tutela, defendeu Carlos Cortes, “deveria ter uma discriminação positiva para com este hospital”.

Quando instado pelos jornalistas, o presidente do Conselho Sub-regional de Castelo Branco, Ernesto Rocha, admitiu também a escassez de recursos humanos no quadro e chamou a atenção para alguns problemas: “O que se está a passar são duas coisas concomitantes: a pandemia veio tapar o sol com a peneira e agora os problemas estão a revelar-se e muitos dos nossos médicos envelheceram, perceberam que estão a ganhar pouco; e, por outro lado, falta motivar as pessoas para vir para o interior”, assumindo Ernesto Rocha que, no atual sistema, “é mais aliciante” ser prestador de serviço.

No âmbito da celebração do Dia do Médico e entrega das medalhas dos 25 e 50 anos de inscrição na Ordem dos Médicos, a cerimónia de Aveiro foi agendada para 22 de julho. Este eventos de reconhecimento por parte da Ordem dos Médicos têm muito significado na vida dos homenageados e ajudam a fortalecer os laços de amizade entre todos os colegas.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos