Espírito de missão dos médicos de família e suas equipas

Espírito de missão dos médicos de família e suas equipas

No dia 16 de Maio, no âmbito do tema da Semana do Médico de Família – Valorizar em Cuida de todos, organizada e promovida pela SRCOM, uma comitiva da Ordem dosa Médicos a visitou duas Unidades de Cuidados de Saúde Primários na zona Centro ( USF Penacova – unidade maioritariamente rural; e UCSP Fernão de Magalhães – unidade maioritariamente urbana), com o intuito de promover a reflexão sobre a variedade e complexidade de realidades com as quais a especialidade de Medicina Geral e Familiar (MGF) interage.
Na USF Penacova, os elementos da equipa coordenada pela Dra. Ana Teresa Saraiva Ferreira, salientaram a iniciativa de inaugurar a 1 de Julho de 2021 as dinâmicas do formato de modelo USF-A, e procurar promover melhor autonomia da equipa, de forma a providenciar em qualidade, cuidados em saúde distribuídos pelos 4 pólos existentes na mesma unidade: Figueira de Lorvão; São Pedro d`Alva e Lorvão, além da sede, em Penacova. Foi referido pelos elementos médicos da equipa, a dedicação e espírito de missão que os leva a, à custa de alguma exaustão e de transformar algum do seu tempo pessoal em tempo profissional, procurarem ir ao encontro das necessidades de uma população distribuída por regiões com algum isolamento, área geográfica bastante abrangente e que, bastas vezes, procura no médico de família, uma articulação de cuidados em saúde que lhes evite deslocações minimizadas a áreas urbanas com hospitais – mais longe, exigindo transportes e consumo de tempo. A primazia do papel de MGF como pedra angular da articulação de cuidados, foi ainda reforçada pelas referências à especificidade dos cuidados/consultas domiciliares. Com instalações referidas como tendo o potencial para albergar o trabalho de mais do que os dois médicos que desenvolvem actividade na sede, foi observado, todavia, vontade de ver os gabinetes mais apetrechados com equipamentos clínicos que globalmente fazem parte do quotidiano do médico de família, bem como paredes com fendas com mais de um metro de comprimento, chegando a ser possível visualizar através delas, o corredor. A coordenadora terminou a visita reforçando a satisfação que sente por ter a “melhor equipa do mundo”, valorizando os recursos humanos e a parceria multidisciplinar como valor acrescentado ao trabalho desenvolvido.

Seguidamente, nova etapa na agenda das visitas: UCSP Fernão de Magalhães, Coimbra, unidade que conta com início de actividade em 2007, mas cujas instalações, idosas e visivelmente degradadas na esmagadora maioria dos seus gabinetes (que partilham zona de ficheiros em papel, com zonas de observação/intervenção clínica), salas e corredores, são agora usufruídos por utentes e profissionais de saúde na expectativa da inauguração do novo edifício (em construção na mesma rua) e que pretendem ver apetrechado assim que a fase da construção esteja concluída e possa receber todos os componentes que gabinetes, salas de espera, salas de tratamentos , etc. necessitam para poder dar início às funções em CSP. A dra. Maria da Conceição Mota deu a conhecer a unidade e seus elementos, salientando a importância de um bom ambiente de trabalho, boa articulação entre os elementos da equipa e a relevância de uma equipa multidisciplinar, nomeadamente de Assistente Social e Psicólogo/a, sobretudo na assistência a populações com necessidades e características muito específicas – sendo uma unidade maioritariamente urbana, identifica na sua população, um reflexo da necessidade de Prescrição Social.

Estas duas visitas antecederam a tertúlia realizada ao final do dia em que se debateram as “Áreas Nobres em Medicina: Medicina Preventiva e Multimorbilidade – MGF como pedra angular no apoio à decisão clínica”.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos