Aposta na formação e mais autonomia dos médicos de família

Aposta na formação e mais autonomia dos médicos de família

No dia 17 de Maio, no âmbito do tema da Semana do Médico de Família – “Valorizar em Cuida de todos”, organizada e promovida pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), a comitiva da Ordem dos Médicos deslocou-se a Leiria, mais concretamente à USF Santiago, cujo coordenador, o Dr. Manuel José Santos de Carvalho, reforçou a relevância que têm os 10 valores da unidade possuem no nortear da vivência do dia-a dia desta Unidade Modelo-B, sublinhando a importância dos recursos humanos para a qualidade dos serviços prestados. “O que faz a casa, são as pessoas”, sublinhou.

Com início de atividade em 2007, não deixa de transparecer a necessidade sentida de investimento na manutenção das instalações, para evitar a potencial rápida degradação de um espaço que merece manter a qualidade que pautou a sua construção. Por outro lado, foi reforçada, durante esta visita, a importância do olhar focado no paciente, bem como na qualidade da formação dos recursos humanos e a promoção de um bom ambiente em equipa, havendo preocupação em investimentos continuados de team-building (entre os vários elementos dos recursos humanos), e de propostas de interação entre utentes e a Unidade de Saúde. Por exemplo, por terem essa autonomia, autorizarem e promoverem a exposição de obras de arte produzidas pelos utentes, nos corredores da unidade, deixando no final, uma das obras (escultura, fotografia, pintura), como oferta. Reflexos do potencial que existe, no capacitar as Unidades em Cuidados de Saúde Primários com mais autonomia. Trata-se, pois, de uma iniciativa que favorece nos utentes, o sentimento de pertença e de uma relação construtiva entre utentes e a instituição. Esta visita também salientou o potencial para sinergias, uma vez que o mesmo edifício junta quatro Unidades de Cuidados de Saúde Primários e que durante a pandemia tiveram a possibilidade de olhar para novas e possíveis parcerias mobilizadoras de recursos, tendo sido referido pelo Dr. Manuel Carvalho, a vontade de reflexão sobre como ampliar os ganhos nestas sinergias.

Como nas demais visitas, foi reforçada a importância da formação em qualidade, para os internos da especialidade em Medicina Geral e Familiar (MGF) – que ali possuem sala própria e meios informaticos para realizar os seus trabalhos – bem como a formação contínua de todos os profissionais, através de várias medidas entre as quais o existir um gabinete apropriado à função de apoio formativo e investigacional (gabinete não clínico com acesso online), e a vontade de obter o acesso a plataformas de consulta científica online, disponibilizados não apenas nos hospitais de formação académica mas, também, às unidades de Cuidados de Saúde Primários com idoneidade formativa para Internato na Especialidade de MGF.

Neste dia, à noite, decorreu a tertúlia “1982-2022 – Dia a dia do médico de família, passado, presente e futuro”, com as intervenções da Dr.ª Teresa Pascoal, Dr.ª Denise Velho, Dr. Manuel José Carvalho, Dr. Cláudio Carril, Dr.ª Inês Pinto. Uma sessão que poderá visualizar aqui

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos