A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) acolheu na tarde do dia 28 de Abril (quinta-feira) a apresentação do livro “De Coração nas Mãos”, da autoria de José Roquette, médico cirurgião cardiotorácico e Presidente do Conselho Clínico Superior do Grupo Luz Saúde. A iniciativa contou as intervenções do Dr. Carlos Cortes, Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Prof. Doutor Manuel Antunes, Professor Catedrático de Cirurgia Cardiotorácica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e apresentador da obra, Prof. Doutor Filipe Caseiro Alves, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Diretor Clínico do Hospital da Luz Coimbra e apresentador do autor. Por fim, foi a vez do autor, Prof. Doutor José Roquette, Médico especialista em Cirurgia Cardiotorácica e Vascular, presidente do Conselho Clínico Superior do Grupo Luz Saúde.
A sessão decorreu na Sala Miguel Torga, na sede da SRCOM, em Coimbra. Aqui ficam algumas imagens captadas durante este evento.
© Fotos SRCOM/Paula Carmo
#Autor
JOSÉ ROQUETTE (site Leya)
José Roquette nasceu em 1946. É atualmente presidente do Conselho Clínico Superior do Grupo Luz Saúde. Ao longo da sua carreira passou por vários hospitais nos setores público e privado, destacando‑se como diretor clínico do Hospital da Luz Lisboa, cargo que ocupou até 2019. Foi diretor do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica no Hospital de Santa Marta. É membro fundador da European Association of Cardiothoracic Surgery e ocupou várias posições de liderança (incluindo a presidência), tanto na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular, como na Sociedade Médica dos Hospitais Civis de Lisboa.
Na sociedade civil José Roquette foi eleito presidente da Assembleia Municipal de Fronteira em 1994. Foi também condecorado, em dezembro de 2015, com a Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
#livro
RESUMO DO LIVRO
Uma vida, muitas histórias pela Medicina, a família, a fé, a doença e a cura.
Quando, no final de 2019, entrou numa sala cheia no Terreiro do Paço, José Roquette sabia que à sua frente estava o culminar de uma carreira. Celebrava-se o vigésimo aniversário da inauguração do Hospital da Luz e, igualmente, os seus esforços enquanto diretor clínico. Contudo, no seu íntimo a celebração tinha ainda mais significado. Festejava a sua vitória sobre o cancro. E com ela, todos os profissionais que tinha conhecido nesse caminho, a sua família e todos quantos o haviam acompanhado. Festejava ainda uma vida dedicada à medicina. Vida essa que o levou dos mares gelados da Terra Nova aos corredores estreitos do Hospital de Santa Marta. Dos estaleiros da Docapesca às clínicas privadas da Suíça.
No seu caminho de vida já soma centenas de doentes, famílias, vidas e sonhos. Um legado que se reflete diariamente naqueles que foi privilegiado o suficiente para conseguir ajudar. A pandemia trouxe-lhe tempo. Tempo para recordar as histórias da infância passada no Alentejo, a família que foi, e que continua a ser, tão importante, e o Sporting do seu avô (seu fundador). Mais ainda, trouxe-lhe à memória o seu mentor, o grande Prof. Doutor Manuel Eugénio Machado Macedo, e tantos outros momentos marcantes da sua vida e da sua carreira.