Ciclo “A Mulher e a Medicina” com homenagem à cirurgiã Carolina Beatriz Ângelo

Ciclo “A Mulher e a Medicina” com homenagem à cirurgiã Carolina Beatriz Ângelo

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) assinalou o Dia Internacional da Mulher com um programa de homenagem a Carolina Beatriz Ângelo, natural da Guarda, a primeira mulher que teve direito de voto no país e a primeira cirurgiã portuguesa. A sessão evocativa na Guarda contemplou a inauguração da exposição temática que pretende reafirmar o contributo ímpar de Carolina Beatriz Ângelo na história da Medicina em Portugal, e uma conferência/debate sobre o atual papel das mulheres na Medicina. Este foi o primeiro evento do ciclo “A Mulher e a Medicina” a levar a cabo este ano pela SRCOM.

A iniciativa teve lugar a  8 de março (terça-feira), pelas 17h00, na sede da sub-região da Guarda da Ordem dos Médicos situada na Rua D. Sancho I / Largo do Paço do Biu. A exposição temática “Carolina Beatriz Ângelo / 1878 – 1911 – Uma Mulher na Medicina dos Homens” ficará patente até ao fim do mês de março. 

Na abertura da sessão e inauguração da exposição marcaram presença o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, a diretora Clínica da ULS da Guarda, Maria de Fátima Cabral, e a diretora do Núcleo de História da Medicina da Ordem dos Médicos, Maria do Sameiro Barroso. Pelas 17h30, a conferência/ debate com o tema “Ser Médica Hoje“, teve como oradores: Isabel Coelho | Médica de família da USF Ribeirinha – Guarda; Sara Campos | Médica de família da UCSP de Seia; e Sara Cruz | Presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior. Este debate contou com a moderação de Carlos Santos Pereira | Diretor Clínico do Hospital Beatriz Ângelo – Loures.

Poderá assistir ao debate, aqui

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos