‘Mesenteric Ischemia’ é um “magnífico contributo para a Ciência”

‘Mesenteric Ischemia’ é um “magnífico contributo para a Ciência”

‘Mesenteric Ischemia’ foi o livro apresentado no dia 23 de março, na Ordem dos Médicos, numa sessão em formato híbrido que decorreu na Sala Miguel Torga e por streaming através do Facebook e plataforma Zoom. Na sessão de abertura desta sessão, o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Carlos Cortes, destacou desde logo o facto de se tratar de um livro de cariz científico, agradecendo e elogiando a autora do livro por ter escolhido a SRCOM para lançamento desta obra. “É muito importante e um grande privilégio para nós”, referiu. Por outro lado, o presidente da SRCOM  enalteceu este trabalho editorial da Professora Beatriz Costa, obra que materializa uma das missões dos médicos e da Ordem dos Médicos, isto é, a divulgação científica.

Coube em seguida ao Professor Auxiliar da Universidade Nova de Lisboa, Francisco Oliveira Martins, ser o preletor da palestra intitulada “Dinâmica da Equipa em Emergência Médica: a perspetiva de um cirurgião”. Recordou: “Faz todo o sentido falar em equipa que trata doentes críticos. A abordagem em equipa multidisciplinar da isquémia intestinal veio modificar em muito a abordagem da doença. Já lá vai o tempo em que falar em isquémia intestinal para aquele um cirurgião – isolado e só  – era, muitas vezes, sinónimo de elevada morbilidade e elevada mortalidade. Mas mudaram-se os tempos e mudou-se a estratégia de abordagem destas situações. (…)”. A seu ver, “a verdadeira equipa completa é uma equipa com médicos, com enfermeiros, com técnicos, com auxiliares, porque nós não queremos grupos ou agrupamentos multidisciplinares”.  Em seguida o Professor Auxiliar da Universidade Nova de Lisboa fez a destrinça entre estas duas visões organizativas, desde logo e tendo por base de análise a etimologia da palavra equipa, discorrendo na sua intervenção sobre o tempo e o modo de encarar um doente singular e não apenas a sua doença. Recordou ainda o Professor Castro e Sousa que “sempre cultivou a importância da diferenciação dos cuidados como fator de excelência tendo sido, durante toda  a vida, um exemplo para todos nós”. E concluiu, agradecendo o “esforço da criação desta publicação e a contribuição como mais-valia para o conhecimento e para a nossa prática de todos os dias”. Disse: “Com pequenos grandes passos, mas com humildade e satisfação, podemos resolver situações críticas como a Isquémia Mesentérica que, de outro modo, teriam um desfecho diverso”.

Em seguida, a apresentação da obra coube ao Professor Paulo Matos Costa, Catedrático de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que começou por destacar a estética do livro, quer na apresentação quer no seu conteúdo, com uma agradável distribuição de capítulos. “A Doutora Beatriz Costa propôs-nos uma viagem sobre a Isquémia Mesentérica que é particularmente interessante para vários grupos de pessoas”. Pela visão integradora que a obra lhe suscita e sem particularizar capítulos, o Professor Paulo Matos Costa defende que o livro deve ser lido por alunos de Medicina, por internos de Cirurgia, e por médicos cirurgiões que assim (re)visitam conhecimentos. E voltando a sublinhar a parte estética e gráfica, o docente universitário e presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia sublinhou a iconografia da obra: “imagens fantásticas e a propósito”, disse. E perguntou, retoricamente, porque seria importante um livro sobre Isquémia Mesentérica em 2022. E citou dados: “De há dez anos para cá, na PubMed, foram citados 12725 trabalhos sobre Isquémia Mesentérica. No ano passado, foram citados 1939 trabalhos sobre Isquémia Mesentérica. Até à data de ontem, em três meses deste ano, foram citados 326 sobre Isquémia Mesentérica. Isto é um livro de grande atualidade!”.

Coube a José Guilherme Tralhão, Professor Catedrático de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), a apresentação dos coautores deste livro. “Esta obra de grande qualidade, com a qual todos aprendemos, resulta da mestria da Professora Beatriz Pinto da Costa em escolher os melhores para escrever os diversos capítulos neste livro” tendo a capacidade de “transmitir a mensagem de forma sucinta e clara, tentando simplificar aquilo que é complexo”. Ao citar todos os autores desta obra, quer do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra quer do Centro Hospitalar Lisboa Central, o vice-presidente da FMUC e atual diretor do Serviço de Cirurgia Geral do CHUC enalteceu o resumo efetuado pela coordenadora da obra no tratamento multidisciplinar da Isquémia Mesentérica, desde o cirurgião geral, o imagiologista, o cirurgião vascular, e o anatomista. “Os autores deste livro”, resume, constituem “uma equipa de excelência”.

Nesta sessão, coube à editora Lúcia Albernaz, da SáBooks, destacar a mais valia desta publicação e “o enorme prazer” em trabalhar com a coordenadora do livro. “A obra está no mercado há muito pouco tempo e temos recebido comentários muito positivos e estamos convictos que será um sucesso de vendas”, sublinhou.

Entretanto, a Professora Beatriz Pinto da Costa lembrou que este projeto “nasceu de uma constatação e de uma convicção”. Primeiro, a constatação: “a relevância da Isquémia Mesentérica, uma emergência cirúrgica com uma incidência crescente e um prognóstico adverso e uma taxa de mortalidade de 72 por cento e com forte impacto na sobrevida das poucas pessoas que sobrevivem”. Depois a convicção: “Os resultados clínicos podem ser melhorados através de uma estratégia terapêutica multimodal, sistematizada com um ênfase muito grande na revascularização precoce e também através da criação de uma via verde de acidentes vasculares mesentéricos com uma rede de referenciação estruturada e apoiada em centros diferenciados”. A seu ver, procura-se, com esta obra, uma revisão abrangente, com uma leitura acessível e que possa ser útil para a prática quotidiana”. A obra, justifica, pretende contribuir para a “promoção da qualidade assistencial da Isquémia Mesentérica”. Agradeceu aos intervenientes na sessão, à Ordem dos Médicos por acolher este sessão e o seu profundo agradecimento a todos os autores: António Bernardes, Francisco Oliveira Martins, Frederico Bastos Gonçalves, Henrique Alexandrino, Juliana de Sousa, Luís Corvo Semedo, Luís Antunes, Luís Filipe Pinheiro, Marco Serôdio, Paulo Donato, Nuno Pereira da Silva e Rita Garcia. E agradeceu também aos professores Doutores Júlio Soares Leite e José Guilherme Tralhão, que realizaram, respetivamente, o prefácio e a sinopse desta obra.

No final, dirigindo-se à Professora Beatriz Costa, o presidente da SRCOM congratulou-se com “o magnífico contributo que deu à Ciência”, solicitando-lhe que transmita o agradecimento da Ordem dos Médicos a todos os que participaram nesta obra.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos