Leilão de obras de arte a favor dos refugiados da Ucrânia rendeu 10 mil euros

Leilão de obras de arte a favor dos refugiados da Ucrânia rendeu 10 mil euros

Perante um novo conflito bélico na Europa, os médicos estão mais uma vez na ‘linha da frente’ no auxílio a quem mais precisa. De inúmeras formas e com múltiplas iniciativas. O leilão de arte que decorreu no dia 12 de março (sábado) na sede da Ordem dos Médicos, em Coimbra, é mais um desses exemplos. Em tempo ‘record’, numa iniciativa dos médicos Carlos Maia Teixeira e Luiz Canavarro, reuniram-se mais de 30 obras (pintura, fotografia e serigrafia) de 21 artistas, os quais ofereceram as suas criações artísticas em nome da solidariedade pelos refugiados da Ucrânia. Tudo somado, findas as licitações, foram angariados 10 mil euros.

“O que nos une, hoje? Que pontes existem e o que nos une, hoje, entre aquilo que nos uniu há sensivelmente dois anos quando o vírus SARS-CoV-2 entrou em Portugal?”. A pergunta, pela voz do presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, teve imediata resposta dada pelo próprio: “A solidariedade, o humanismo, a fraternidade, a compaixão, a vontade inabalável de agir, de levar a Paz, de levar os cuidados de saúde a quem necessita deles, aos mais fragilizados”. Na intervenção de abertura deste leilão solidário, Carlos Cortes lembrou que “este conflito terá muitas vítimas, não apenas os feridos por balas, estilhaços e bombas” mas, também, “todos aqueles que doentes que não terão acesso a cuidados. Morrerão mais pessoas na Ucrânia vítimas de diabetes, de doenças oncológicas, de doenças cardiovasculares, neurológicas, infeciosas,  do que propriamente vítimas da diretas da guerra”. E recordou a primeira locução do Juramento de Hipócrates que todos os médicos conhecem desde o início da sua vida profissional: “Prometo solenemente consagrar a minha vida ao serviço da Humanidade”. Carlos Cortes assumiu que “esta é uma mensagem poderosa e que extravasa muito o que é a profissão médica e que ultrapassa fronteiras profissionais, fronteiras territoriais, ideológicas, religiosas, étnicas, raciais e junta-nos, todos, por uma causa de humanidade”. E sublinhou que este leilão é “a prova disso”.

Carlos Cortes agradeceu a todos os que ali se reuniram na sede da SRCOM, e, de forma especial, ao presidente da autarquia de Coimbra e ex-bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva; e aos médicos Carlos Maia Teixeira e Luiz Canavarro pela ideia desta iniciativa que a SRCOM abraçou imediatamente. E agradeceu também ao Coronel Pedro Calheiros (veterano de missões humanitárias em África) a quem esteve a cargo o leilão, bem como a Maria Aurora Branquinho, da Associação de Antigos Estudantes de Coimbra, que desempenhou as funções de tesoureira desta venda solidária. O presidente da SRCOM agradeceu ainda a todas as instituições e empresas locais e regionais que se juntaram aos organizadores desta iniciativa. “A Ordem dos Médicos teve uma intervenção solidária desde o início deste conflito, desde logo, criando um gabinete de apoio solidário à Ucrânia e aos seus refugiados e também, em simultâneo manifestando o repúdio através de uma carta que deve estar a atingir as 10 mil assinaturas de médicas contra este conflito e várias iniciativas espalhadas por toda a região, nomeadamente esta”. Carlos Cortes dirigiu palavras de gratidão “a todos os médicos, a todos os profissionais de saúde, a todos aqueles que se juntam a esta iniciativa solidária e outras” e ainda “ao povo russo, aos russos que vivem em Portugal, e aos médicos russos com os quais tive o privilégio de reunir. Todos os médicos russos manifestaram a sua profunda solidariedade com o povo da Ucrânia”. Por fim, declarou: “A solidariedade ultrapassa todas as fronteiras ideológicas”.

Ainda antes do leilão, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, o ex-bastonário da OM José Manuel Silva elogiou e agradeceu a todos que tornaram possível esta iniciativa e quis marcar, com a sua presença neste evento, a sua solidariedade pessoal e institucional  e o apoio para com “um povo invadido, oprimido e morto de uma forma absolutamente injustificada”.

Um dos organizadores deste leilão, o médico de família Carlos Maia Teixeira dedicou uma mensagem especial a todos os pintores e todos os que aderiram a esta ação solidária para responder a “esta indignidade que assolou a Europa”. E lembrou o poema “dez reis de esperança”, de António Gedeão, que nos oferece em 28 versos uma réstia de esperança perante a crueldade do quotidiano; e parte do longo poema “O Melro” de Guerra Junqueiro, lembrando o quanto é importante o voo da alma e a liberdade de quem, entre outros feitos enunciados no poema, debicava sementes em campos de trigo. Carlos Maia Teixeira lembrou ainda outras tragédias humanas na Ucrânia ocorridas há 90 anos. Volvidos estes anos, disse, alguém quer de novo “matar a liberdade”.

Também o médico Luiz Canavarro, também organizador desta iniciativa, lembrou a génese desta iniciativa que “nasceu da indignação”, face a “uma guerra injusta como todas as guerras”. Sublinhou: “Esta [guerra] é, também, injustificável”. Para o  médico especialista em Psiquiatria, este conflito na Europa de leste é “intolerável”. “Sentimos compaixão pelos ucranianos”, assumiu, acrescentando ainda o facto da . Ucrânia ser, neste momento, o território que melhor personifica a “defesa da Liberdade na Europa”.

Esta iniciativa decorreu na Sala Miguel Torga (na sede da SRCOM) e contou com transmissão online, através da plataforma digital Zoom e na página de Facebook da SRCOM.

#Artistas

Neste leilão estiveram obras de Áurea Mendes, Beatriz Apóstolo, Dulce Montezuma, Helena Toscano, José da Costa, Jean Jules Dufour, Josefa Reis, Fernando Jorge, Francisco Mascarenhas Gaivão, Leonor Correia, Luís Carregã, Linhares Furtado, Luiz Canavarro, Humberto Matias, Marta Teixeira, Maria Barros de Abreu, Mamede de Albuquerque, Polybio Serra e Silva, Sílvia Duarte, Victor Costa, Teixeira de Resende.

#Instituições e Empresas

Câmara Municipal de Coimbra | Região Centro da Ordem dos Engenheiros | Lyons Club | Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra | Movimento Rotary | Associação dos Oficiais da Reserva Naval | Magenta

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos