Curso “Start de Patologia Clínica” junta 71 jovens médicos

Curso “Start de Patologia Clínica” junta 71 jovens médicos

É uma área científica de especial importância e que ganhou redobrada atenção face à mais recente pandemia da COVID-19: a Patologia Clínica. Numa formação organizada por médicos internos e direcionada para médicos internos da mesma especialidade, decorreu na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (com a maioria dos participantes a participar via zoom) a terceira edição do Start de Patologia Clínica, evento formativo anual que em 2022 juntou 71 jovens médicos.

Na sessão de boas-vindas, o diretor de serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar Médio Tejo, Carlos Cortes, enalteceu as características técnicas e científicas desta especialidade laboratorial “que tem sido pouco desenvolvida na área pré-graduada”. “Em 2019, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos considerou importante levar a cabo este evento, estritamente organizado por internos e que junta especialistas das mais diversas áreas”, recordou o médico patologista clínico. “Estes dois dias de troca de conhecimentos científicos servem para perceber a importância desta especialidade que, até há pouco tempo, não era vista como especialidade de primeira linha”, assinalou. E a realidade é que, acentuou, “não há cuidados de saúde sem patologia clínica”.

Ao longo de dois dias, o START Patologia Clínica contou com sessões de elevada relevância para a formação prática nesta especialidade médica, com palestras e debates científicos em torno do Internato de Patologia Clínica, Química Clínica, COVID-19, Hematologia, Microbiologia, Imunologia, Investigação e Gestão na área de Patologia Clínica. O evento, que reuniu especialistas de vários hospitais do País, contou com a conferência inaugural por parte do Professor Germano de Sousa que abordou o tema “Patologia Clínica: o começo e o futuro!”.

Integraram a Comissão Científica deste evento: Dr. Carlos Cortes (Diretor do Serviço de patologia Clínica do Centro Hospitalar Médio Tejo e Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos); Prof. Dr. Germano de Sousa (Médico Patologista Clínico e Fundador/Administrador do Grupo Germano de Sousa); Dr. Fernando Rodrigues (Diretor do Serviço de patologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra); Prof. Dr. João Tiago Guimarães (Presidente do Colégio de Patologia Clínica da Ordem dos Médicos, Diretor do Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de São João); Prof. Dr. José Alberto Órfão (Professor Catedrático de Imunologia e Vice-Diretor do Centro de Investigação do Cancro da Universidade de Salamanca); Prof. Dr. Melo Cristino (Diretor do Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar de Lisboa Norte); e a Dr.ª Paula Gama (Médica Patologista Clínica; Coordenadora do Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos).

Poderá ver todo o programa:

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos