Leiria | Entrega das medalhas é sempre um momento de grande emotividade

Leiria | Entrega das medalhas é sempre um momento de grande emotividade

Cerimónia de homenagem aos médicos de Leiria com 50 e 25 anos e recém inscritos na Ordem dos Médicos decorreu no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria

Foi com o talento de uma jovem de Leiria, Luísa Morais e a sua flauta transversal, que se iniciou mais uma cerimónia de homenagem aos médicos que completaram 25 anos e 50 anos de inscrição na Ordem dos Médicos, em Leiria, bem como a receção dos jovens médicos. Todos eles momentos de celebração e de alegria, sob a égide da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) que organiza as cerimónias que decorrem em todas as sub-regiões deste organismo.

Pela primeira vez esta cerimónia decorreu fora da sede da OM de Leiria, mais precisamente na Igreja da Misericórdia (Rua Miguel Bombarda), de forma a acautelar todas as medidas de segurança sanitária. Ao agradecer a presença de todos, o presidente do Conselho Sub-regional de Leiria da Ordem dos Médicos, Rui Passadouro da Fonseca, quis deixar também uma palavra de incentivo aos mais jovens.

Na cidade do Lis, neste dia dia 24 de junho, o presidente da SRCOM reiterou a enorme importância desta cerimónia até porque, nela e com ela, se reconhece a importância do trabalho, o empenho, a entrega, e o sacrifício que os colegas efetuam ao longo da vida, sempre em prol dos doentes. E, neste contexto epidemiológico em particular, Carlos Cortes deixou um sublinhado especial: “Nós, médicos, fomos imediatamente para a linha da frente, quando o País mais precisou. E isso, como dirigente da Ordem dos Médicos, é para mim um motivo de enorme orgulho”. O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, enalteceu esta gesta constante da “dedicação ao Outro” como algo de profundamente Hipocrático. Foram também intervenientes nesta sessão o Presidente da Mesa da Assembleia Sub-Regional de Leiria da Ordem dos Médicos, Nuno Rama, e o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, este último através de uma videomensagem previamente gravada. Ambos destacaram o papel de todos os colegas nestes tempo especialmente desafiantes. Miguel Guimarães deixou um longo agradecimento aos médicos, designadamente aos que à ciência e à investigação, aos que se dedicam à formação, aos que não deixam o seu doente sozinho, aos que defendem o acesso e a equidade aos serviços de saúde, entre muitas outras facetas.

Nesta sessão que decorreu na Antiga Igreja da Misericórdia – agora transformada em Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – os colegas que completaram os 25 anos de inscrição na Ordem dos Médicos e um colega com 50 anos de inscrição, receberam as medalhas de mérito das mãos de Carlos Cortes, Rui Passadouro e Nuno Rama, respetivamente presidente da SRCOM, presidente do Conselho Sub-Regional de Leiria e Presidente da Mesa da Assembleia Sub-Regional de Leiria da Ordem dos Médicos.

© Texto e Fotos/SRCOM – Paula Carmo

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos