Rui Sousa Silva lidera a Comissão Nacional dos Cuidados Paliativos

Rui Sousa Silva lidera a Comissão Nacional dos Cuidados Paliativos

O médico Rui Sousa Silva, membro do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, vai coordenar a Comissão Nacional dos Cuidados Paliativos.

O atual diretor do Serviço de Medicina Interna e Cuidados Paliativos do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil vai liderar a equipa nomeada pelo Ministério da Saúde, da qual fazem parte os especialistas em cuidados paliativos, Mafalda Correia de Paiva, Fernanda Vital, Maria de Jesus Moura e Joana Lourenço. A anterior direção cessou funções em dezembro.

A Comissão Nacional dos Cuidados Paliativos está integrada na Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e tem como missão coordenar a Rede Nacional de Cuidados Paliativos.

Rui Sousa Silva nasceu a 19 julho de 1972, é natural de Santa Maria dos Olivais, do concelho de Tomar. Licenciou-se em Medicina no dia 25 de setembro 1996, tendo-se especializado em Medicina Interna a 27 fevereiro de 2004. Adquiriu a Competência em Medicina Paliativa a 2 outubro de 2015. O novo presidente da Comissão Nacional dos Cuidados Paliativos é membro do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, desde 2014.

Transcrevemos informação do sítio oficial na internet da ACSS:

A Comissão Nacional de Cuidados Paliativos é um órgão da ACSS (cf. n.º 2 do art.º 4.º do Decreto-Lei n.º 173/2014, de 19 de novembro) e, para além de ser responsável por coordenar a Rede Nacional de Cuidados Paliativos, deverá elaborar e propor para aprovação do Ministério da Saúde, os planos estratégicos para o desenvolvimento dos cuidados paliativos. A presente Comissão Nacional de Cuidados Paliativos assumiu funções a 1 de maio de 2021 ao abrigo do Despacho n.º 4676/2021, de 7 de maio.

Partilhe nas redes:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Ordem dos Médicos