#RespeitoPelaVida | Ordem dos Médicos direciona campanha de sensibilização para as escolas

#RespeitoPelaVida | Ordem dos Médicos direciona campanha de sensibilização para as escolas

A Escola Básica 2,3 Eugénio de Castro, em Coimbra, foi o primeiro estabelecimento de ensino a acolher mais uma ação de sensibilização da campanha #Respeito Pela Viva, levando desta vez a Ordem dos Médicos a estar junto dos pais, crianças e jovens, professores e auxiliares de ação educativa. 

A iniciativa procura sensibilizar para a importância das boas práticas de saúde pública e à adoção de comportamentos seguros para combater a Covid-19, nesta fase ainda mais complexa.

Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, participou nesta iniciativa, tal como o diretor do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, António Couceiro. Da comitiva da Ordem dos Médicos fizeram ainda parte Carla Araújo (especialista em Medicina Interna) e Carolina Aires (especialista em Medicina Geral e Familiar). Membros do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra também participou ativamente, incluindo a sua presidente, Catarina Dourado.
Em declarações aos jornalistas, o presidente da SRCOM destacou a correta implementação das regras que ajudam a travar a propagação do vírus SARS-CoV-2. "Os alunos percebem que há um problema grave de saúde pública. Todos eles, sem exceção, estavam a usar máscara, sabem higienizar as mãos e percebem a importância deste gesto, percebem a questão da distância física de segurança", avaliando assim de forma muito positiva a abordagem aos alunos. Carlos Cortes sublinhou ainda, de forma muito positiva, as mudanças efetuadas nesta escola, designadamente as mais recentes que visaram a implementação faseada de entradas e saídas de toda a comunidade escolar. "Há aqui uma mensagem de tranquilidade e segurança", disse.

O diretor do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, António Couceiro, destacou por seu turno a inexcedível capacidade de adaptação das crianças e jovens às medidas implementadas, cujo processo, assumiu, "é dinâmico e sujeito a alterações".
Enquanto a comitiva assumia, até às 14horas, a vertente pedagógica, os alunos demonstravam o conhecimento cabal dos gestos que nos ajudam na prevenção do contágio pelo SARS-CoV-2.

Recorde-se que, numa primeira fase da campanha #RespeitoPelaVida, diversas iniciativas foram direcionadas para o período de verão e as atividades de lazer, tendo sido realizadas ações de sensibilização em praias, espaços de entretenimento e feiras. A ênfase nas escolas é uma nova fase desta campanha.
São cinco os passos fundamentais desta campanha de sensibilização. A saber: higienizar as mãos com frequência; usar sempre máscara em locais públicos; manter a distância física mínima de dois metros; evitar tocar com as mãos na boca, nariz ou olhos e ao espirrar ou tossir tapar a boca e o nariz com o antebraço.

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos