COVID-19 | “Prevenir é uma responsabilidade de todos” | Campanha de sensibilização na Figueira da Foz

COVID-19 | “Prevenir é uma responsabilidade de todos” | Campanha de sensibilização na Figueira da Foz

Demonstração de como se devem higienizar as mãos, apelo para os cinco passos essenciais no combate à doença e alertas mais veementes para os mais jovens fizeram parte da ação de sensibilização da campanha #RespeitoPelaVida realizada, na Figueira da Foz.

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) realizou na manhã e tarde de domingo, dia 23 de agosto, na praia da Tamargueira e no areal junto à muralha de Buarcos (Figueira da Foz), mais uma ação de sensibilização no âmbito da campanha #Respeito pela Vida. A equipa de voluntários partilhou com a população as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) relativas às boas práticas de saúde pública e à adoção de comportamentos seguros para combater a Covid-19, neste caso em particular no contexto de férias e de fruição das praias marítimas.

Após esta ação que abordou mais de duas centenas de banhistas, e em jeito de balanço, Carlos Cortes reforçou a ideia do cumprimento das medidas recomendadas para a prevenção da Covid-19, nomeadamente a utilização adequada das máscaras, a higienização das mãos, a distância física e a etiqueta respiratória ao tossir e espirrar. "O vírus está na comunidade, temos de sensibilizar os pais, os avós, as famílias numerosas, sem esquecer os mais novos".

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos dedicou especial atenção aos jovens, justificando: "Esta é uma campanha de todos. Dos médicos, das autoridades, de todos os cidadãos de todas as idades. É encorajador constatar a abertura dos banhistas para partilharem a importância do cuidado e da prevenção, mas os mais novos estão a merecer a nossa atenção neste momento". Enfatiza: "Só conseguiremos vencer este vírus despertando o dever cívico coletivo, a responsabilidade coletiva, uma vez que nesta luta contra a doença dependemos todos uns dos outros".

Carlos Cortes fez um balanço muito positivo desta ação de sensibilização que decorreu numa praia da região Centro que regista muita afluência de banhistas nesta altura. "Todas as pessoas foram muito recetivas à nossa abordagem, escutaram com muito interesse as nossas recomendações. Todos temos um papel decisivo no combate a esta pandemia".

Esta ação foi levada a cabo pela equipa multidisciplinar composta por médicos da SRCOM, médicos de saúde pública, técnicos municipais de saúde ambiental, representantes da Proteção Civil e da Câmara Municipal da Figueira da Foz. Para além do alerta visual através de cartazes, os membros da equipa fizeram ainda demonstrações da correta higienização das mãos com álcool gel e relembraram os cinco passos fundamentais desta campanha de sensibilização. A saber: higienizar as mãos com frequência; usar sempre máscara em locais públicos; manter a distância física mínima de dois metros; evitar tocar com as mãos na boca, nariz ou olhos e ao espirrar ou tossir tapar a boca e o nariz com o antebraço.
Esta ação terminou no areal junto às muralhas da vila piscatória de Buarcos.


#RespeitoPelaVida
No dia 27, quinta-feira, a calendarização contempla idêntica iniciativa na Pampilhosa da Serra, na feira quinzenal desta vila do distrito de Coimbra.´

São parceiros da campanha #RespeitoPelaVida, a Administração Regional de Saúde do Centro I.P, o Departamento de Saúde Pública da ARS Centro, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, o Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra e o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior.
A campanha cobre toda a região Centro e os locais onde se realizam as ações de sensibilização são sinalizados com a ajuda das autoridades locais, em função do nível de risco pandémico. Para além das ações no terreno, a campanha é também ativada nas redes sociais, nas plataformas de comunicação da SRCOM e na comunicação social.
No âmbito da campanha #RespeitoPelaVida, foram realizadas ações nos seguintes locais: Praia de São Sebastião da Feira (Oliveira do Hospital); Praia Fluvial de Loriga (Seia); Praias da Barra e Costa Nova (Ílhavo); Praça do Peixe (Aveiro); Praia da Vagueira (Vagos), Praia de Esmoriz e Praia do Furadouro (Ovar, 24 de agosto).

O site da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos disponibiliza a informação atualizada sobre a campanha em www.omcentro.com/p/campanha-respeitopelavida, sendo possível aceder aos materiais informativos, consultar a agenda completa das ações a realizar, bem como toda a informação relativa aos anteriores eventos.

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos