COVID-19 | “Sentimos a humanização dos cuidados no Hospital da Misericórdia de Leiria”

COVID-19 | “Sentimos a humanização dos cuidados no Hospital da Misericórdia de Leiria”

A comitiva da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) visitou na manhã do dia 20 de julho mais uma unidade de saúde da região.

Carlos Cortes destacou a proximidade e a preocupação com o doente da unidade de saúde da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, considerando que esta é uma das suas matrizes. “Sente-se muito a humanização nesta unidade hospitalar fruto da componente e trabalho social da residência sénior e do lar”, referiu.

A resposta integrada à crise epidemiológica provocada pela Covid-19 e a proximidade dos cuidados prestados ao doente no Hospital D. Manuel de Aguiar, em Leiria, colheram também os elogios do Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

Durante a visita ao hospital da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, na companhia de Nuno Rama, diretor clínico, e de Diogo Batalha, administrador desta unidade de saúde, Carlos Cortes destacou as medidas adotadas durante a fase de confinamento e a retoma da atividade, nomeadamente a criação de circuitos diferenciados para doentes Covid-19 e restantes doentes, bem como a implementação de redes de testagem e triagem.

“O balanço é francamente positivo”, referiu Carlos Cortes, uma vez que “tudo aquilo que tinha de ser feito no combate à Covid-19 foi feito nesta unidade de saúde”, permitindo implementar “um sistema de segurança para os profissionais de saúde e para os doentes que utilizam a instituição”.

Aos jornalistas, Carlos Cortes referiu que estas visitas vão continuar porque, face ao adiamento de milhares de consultas e exames de diagnóstico, “temos de dizer aos doentes que podem e devem ir, como toda a tranquilidade e segurança, às unidades de saúde”.

Recorde-se que, com o intuito de avaliar como se organizaram todas as unidades de saúde da Região Centro para encontrar as melhores soluções face a esta emergência epidemiológica, a Ordem dos Médicos do Centro já visitou dezenas de unidade de saúde dos setores público, privado e social.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos