COVID-19 | “Foi a dedicação dos profissionais de saúde da USF Coimbra Centro que permitiu continuar a consultar os doentes”

COVID-19 | “Foi a dedicação dos profissionais de saúde da USF Coimbra Centro que permitiu continuar a consultar os doentes”

 

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), visitou esta manhã, dia 31 de julho, a Unidade de Saúde Familiar (USF) Coimbra Centro e a Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) Fernão Magalhães, em Coimbra.

 

Durante a visita, Carlos Cortes começou por reconhecer a dedicação e esforço dos profissionais de saúde desta unidade de saúde, assinalado que “só a enorme dedicação destes profissionais permitiu manter a atividade assistencial e responder com propriedade a todos os utentes”. O Presidente da SRCOM endereçou os parabéns aos profissionais de saúde por “garantirem todas as condições de tranquilidade e de segurança para continuar a consultar os utentes”.

Carlos Cortes colocou a tónica no “esforço notável” dos profissionais precisamente para salientar “as imensas dificuldades adicionais” que as condições precárias das instalações deste Centro de Saúde criaram às equipas. “Há muito poucas condições para atender os doentes numa situação normal, quanto mais numa situação de pandemia”, afirmou.

Esta unidade de saúde situada na Avenida Fernão de Magalhães, e que integra uma USF e uma USCP, é uma preocupação permanente da SRCOM. Carlos Cortes recorda que “este Centro de Saúde é provisório há quase 40 anos” e que “ouve promessas da construção de novas instalações” desde que preside à Ordem dos Médicos do Centro. E reforça que “nenhuma unidade do Serviço Nacional de Saúde se pode prestar a estas condições”. Este é “o centro de saúde com as piores instalações de toda a região centro”, conclui.

A Ordem dos Médicos do Centro já visitou dezenas de unidade de saúde dos setores público, privado e social, com o intuito de conhecer a forma como se organizaram as unidades de saúde da Região Centro e contactar com as soluções encontradas para responder à COVID-19.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos