COVID-19 | Carlos Cortes destaca excelente resposta do Hospital da Luz Coimbra

COVID-19 | Carlos Cortes destaca excelente resposta do Hospital da Luz Coimbra

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) prosseguiu as visitas às unidades de saúde da região e, hoje, Carlos Cortes, presidente desta instituição, terminou o périplo desta semana no Hospital da Luz Coimbra (HLC), sendo que já a partir da próxima semana, estas visitas irão contemplar também os cuidados de saúde primários.

Com base na evolução do contexto nacional e para avaliar a resposta efetuada à Covid-19, a Ordem dos Médicos manteve uma reunião com os administradores Pedro Beja Afonso e Luís Ferreira; com o diretor clínico, Filipe Caseiro Alves, e os diretores clínicos adjuntos José Nascimento Costa e José Carlos Campos, e também com Andrea Mesa (infeciologista da PPCIRA), e Hugo Raimundo (enfermeiro). Foram explicadas as abordagens, as respostas e as medidas excecionais implementadas face à Covid-19 no HLC.
"Nestes dois dias de visita ao Hospital da Luz Coimbra destaco dois aspetos: a reação à Covid-19 e a dinâmica das diferentes valências do Hospital da Luz, um grande hospital privado. Nesta visita foi possível perceber tudo o que foi feito e desenvolvido durante a pandemia, houve reação e preocupações muito precoces – quer a nível de doentes quer de profissionais – sempre com medidas de grande exigência, antecipando mesmo as diretivas da DGS", refere Carlos Cortes acrescentando ainda -e este é o segundo aspeto em destaque- que "durante este período o hospital manteve grande parte da atividade e da sua oferta, sempre com grande cuidado em relação à p opulação e aos profissionais de saúde. Tive a oportunidade de verificar a separação dos circuitos que continua a ser feita em todas áreas do hospital".

De realçar que o HLC tem, inclusivamente, uma sala de contingência. Acrescentou ainda: "O Hospital da Luz Coimbra dá assim um contributo muito importante nos cuidados de saúde, de Coimbra e da região", assegurando condições de segurança para que os doentes possam regressar ao hospital. "A Ordem dos Médicos só pode louvar este esforço: este hospital está a dar um grande contributo para recuperar todo o atraso (do período em que os doentes não vieram às consultas e aos tratamentos)". Enfatizou: "Este hospital oferece todas as condições de segurança e de tranquilidade e de proteção dos doentes. Por exemplo, há triagem à entrada, máscaras obrigatórias, distâncias de segurança, soluções de base alcoólica em diversas áreas e higienização constante e exaustiva". 

Para o administrador do Hospital da Luz Coimbra, Pedro Beja Afonso, "esta visita do presidente da SRCOM é importante para validar todo o esforço desenvolvido nos últimos tempos, no sentido de garantir a prestação de cuidados de saúde em segurança. Empenhámo-nos em garantir a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), em criar procedimentos e circuitos de segurança, pois a saúde é um bem essencial e não podemos falhar a quem nos procura e temos de estar aqui sempre presente. Esforçamo-nos todos os dias para melhorar o Hospital da Luz Coimbra e, para isso, contamos com os contributos fundamentais da Ordem dos Médicos". Concluiu: "Prevemos trabalhar cada vez mais e ter mais parcerias com a Ordem dos Médicos no sentido de colhermos os seus contributos para sermos um hospital cada vez melhor".

O Hospital da Luz Coimbra tem uma estrutura de 40 valências médicas / cirúrgicas, 66 camas de internamento, 71 gabinetes de consulta, cinco salas de bloco operatório, uma sala de cuidados intensivos/intermédios, entre outras. Ali trabalham 385 médicos, 180 enfermeiros, 81 administrativos e 115 assistentes operacionais.

 

Partilhe nas redes:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Ordem dos Médicos