Ordem dos Médicos visita Serviço de Patologia Clínica dos Hospitais da Universidade de Coimbra

Ordem dos Médicos visita Serviço de Patologia Clínica dos Hospitais da Universidade de Coimbra

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, deslocou-se ao Hospitais da Universidade de Coimbra do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) para visitar o serviço de Patologia Clínica, atualmente dirigido por Fernando Rodrigues. O diretor foi o cicerone da visita, com os restantes médicos especialistas em Patologia Clínica, tendo a mesma culminado com uma reunião onde se procedeu à caracterização do serviço à data da visita.

Este serviço com elevado grau de automatização está atualmente situado no Edifício S. Jerónimo, após a reorganização dos serviços (concentração de seis laboratórios dispersos) mas enfrenta já falta de espaço. Ocupa uma área de 2.100 m2 no edifício de S. Jerónimo — e é constituído por um 'core' central, onde foram instalados os auto-analisadores e, ainda, por várias unidades diferenciadas, designadamente microbiologia, hematologia, imunologia, serologia infecciosa, imunoquímica, citometria de fluxo, assim como biologia molecular, cromatografia e espetrometria de massa, radioimunoensaio e autoimunidade. Atualmente, área de colheita atende, no local, 450 doentes/dia (em 12 postos de colheita, quatro dos quais com todas as condições para pessoas com mobilidade reduzida e/ou condicionada).

De acordo com dados oficiais avançados pela imprensa em maio de 2018, "o Serviço de Patologia Clínica do CHUC realizou, em 2017, mais de oito milhões e 200 mil análises".
Recorde-se que, tendo em conta a falta de recursos humanos, a falta de investimento nas infraestruturas e equipamento no Serviço Nacional de Saúde, o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos tem estado a visitar as diversas unidades da região Centro.
A visita a este serviço foi realizada na manhã de 11 de dezembro de 2019 e contemplou também uma reunião com os médicos internos. Recorde-se que a patologia clínica é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico de doenças através da análise laboratorial.

Texto e Foto @SRCOM / Paula Carmo

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos