Ordem dos Médicos visita Serviço de Neonatologia da Maternidade Daniel de Matos

Ordem dos Médicos visita Serviço de Neonatologia da Maternidade Daniel de Matos

Foram inúmeros os temas abordados na reunião entre o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) e a diretora de Serviço de Neonatologia da Maternidade Daniel de Matos, Rosa Ramalho, em Coimbra, aquando da visita a todo o Serviço de Neonatologia – Polo HUC, atualmente integrado na UGI – Unidade de Gestão Intermédia Saúde Materno Fetal.

Na reunião, Carlos Cortes conheceu os números desta equipa composta por 11 médicos especialistas em Neonatologia (quatro dos quais com mais de 60 anos), e 4 médicos internos. O envelhecimento das equipas é um dos principais problemas.
O serviço contempla possui uma unidade de cuidados intensivos neonatais, unidade de cuidados intermédios, berçário, sala de partos, consulta e urgência. A diretora de serviço destacou a excelência de toda a equipa, incluindo os enfermeiros e os assistentes operacionais.

#A Maternidade Dr. Daniel de Matos, situada na Rua Miguel Torga, assinalou a passagem do seu centenário em 2011, sendo que até esta data já ali tinham nascido 179 000 bebés. A resenha histórica dos principais momentos desta maternidade fazem parte, aliás, de um grande painel colocado no hall principal do edifício. O decreto fundador da então designada "Maternidade de Coimbra" remonta a 1911 e a mais antiga maternidade do país sempre se pautou pela excelência na prestação dos cuidados assistenciais. Há muito que é propalada a intenção de uma nova maternidade em Coimbra (em resultado da fusão formal dos hospitais da cidade), mas a solução a tem tardado em concretizar-se.
A Ordem dos Médicos efetuou, em setembro de 2016, uma visita geral à Maternidade Dr. Daniel de Matos, tendo sido assinalados, precisamente, os problemas da escassez de recursos humanos, hiato geracional entre o corpo clínico, indefinição quanto ao futuro em resultado do processo de fusão das maternidades existentes em Coimbra (no âmbito do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra).

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos