É preciso reconhecer o papel essencial dos médicos na génese e manutenção do SNS | Aveiro

É preciso reconhecer o papel essencial dos médicos na génese e manutenção do SNS | Aveiro

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) continua a homenagear os médicos que completaram 50 e 25 anos de inscrição, cerimónias que decorrem em todas as sub-regiões deste organismo. Em Aveiro, no dia 25 de junho, o presidente da SRCOM destacou a importância desta cerimónia dando conta do merecido reconhecimento que a Ordem dos Médicos dá aos colegas. Destacando a juventude e jovialidade das colegas que receberam as medalhas evocativas, Carlos Cortes recordou o papel dos médicos na génese do Serviço Nacional de Saúde e o contributo inestimável dos colegas que salvaguardam os valores fundadores: "É preciso lembrar que, antes do SNS, as pessoas morriam porque não tinham capacidade financeira para pagar cuidados de saúde". Acentuou: "A Ordem dos Médicos reconhece o grande sacrifício, perante tantas adversidades, de todos os colegas que construíram o SNS e reconhece também os colegas que – há quatro décadas – têm tido um papel essencial na defesa do SNS".

A propósito do contexto embrionário do SNS, o presidente da Mesa da Assembleia Sub-Regional de Aveiro, Carlos Simões Pereira, recordou o seu próprio percurso no âmbito do Serviço Médico à Periferia. E, de forma sucinta, o médico endocrinologista destacou: "Foram os médicos o motor do SNS!"

Nesta sessão, a presidente do Conselho Subregional de Aveiro da OM, Beatriz Gusmão Pinheiro, acentuou, por seu turno, que é necessário "ter orgulho em ser médico". "Temos de participar e ter energia. Temos de continuar a construir o SNS".
A fotografia de grupo poderá ilustrar a alegria deste momento que assinala o reconhecimento da Ordem dos Médicos pelo percurso e dedicação dos colegas. Mais um dia de celebração e júbilo na vida da Ordem dos Médicos!

© Texto e Fotos/SRCOM – Paula Carmo

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos