Homenagem ao Prof. Doutor Agostinho Almeida Santos com ligação em direto com Cabo Verde

Homenagem ao Prof. Doutor Agostinho Almeida Santos com ligação em direto com Cabo Verde

A Homenagem a Agostinho Almeida Santos, hoje, no culminar da reunião que assinalou os "20 anos de Telemedicina em Portugal e na CPLP" teve ligação em direto com Cabo Verde, escutando-se as sentidas palavras do Dr. Pedro Pires, terceiro Presidente da República de Cabo Verde. Foi, aliás, nesse país africano que o professor Agostinho Almeida Santos desenvolveu, entre outros, intenso trabalho de cooperação na área da Medicina Materno-infantil e na formação de internos em Obstetrícia. Ao evocar o trabalho e o pioneirismo do Professor Agostinho Almeida Santos, esta homenagem deixou bem patente o lado mais precioso da vida: a dádiva, a entrega e o sorriso generoso que acompanharam as suas causas e as suas convicções.

Recorde-se que o fundador do programa de reprodução medicamente assistida – que funciona nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC)/Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) desde 1985 – foi homenageado no final de uma reunião deste dia 25 de janeiro de 2019, no auditório do Hospital Pediátrico do CHUC, com a presença e intervenção do antigo Presidente da República, General Ramalho Eanes; da ex-ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira; do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães; do presidente da Associação Poprtuguesa de Telemedicina, Eduardo Castela; do presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Fernando Regateiro; e, em representação da família, Teresa Almeida Santos, também ela médica ginecologista, professora universitária e reputada especialista em Medicina da Reprodução.

Recorde-se que o Professor Agostinho Almeida Santos, professor catedrático de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e que, entre outras facetas marcantes do seu percurso médico, científico, académico, humano e pessoal promoveu em junho de 1988 o nascimento do primeiro bebé através da técnica GIFT (Transferência de Gâmetas para a Trompa), deixou um legado incomensurável. Foi precisamente essa memória viva que todos destacaram nesta singela mas muito emocionante homenagem.

É que, ao introduzir em Portugal a técnica da procriação medicamente assistida, Agostinho Almeida Santos abriu os horizontes de felicidade a muitas famílias.

 

Agostinho Almeida Santos presidiu ao Conselho de Administração dos HUC entre 2005 e 2007 e, em 2009, foi designado cônsul honorário de Cabo Verde para a Região Centro, depois de diversos anos de trabalho de cooperação com aquele país africano. Ilustre personalidade da Medicina Portuguesa, Agostinho Almeida Santos foi igualmente um dos criadores da Sociedade Portuguesa de Ginecologia.

Esta cerimónia foi precedida pela conferência do Bastonário da Ordem dos Médicos. Miguel Guimarães debruçou-se sobre a visão da instituição sobre o futuro da Telemedicina em Portugal.

A Associação Portuguesa de Telemedicina é atualmente presidida por um dos principais promotores da Telemedicina, o médico Eduardo Castela e amigo do professor Agostinho Almeida Santos.

Recorde-se que Agostinho Almeida Santos apresentou a sua demissão do cargo de presidente do CA dos HUC ao ministro da Saúde Correia de Campos (2007) por discordar do corte de 58 milhões de euros no orçamento da instituição considerando que tal comprometia uma gestão rigorosa da instituição, uma unidade que recorrentemente apelidava de "unidade hospitalar de referência".

Agostinho Almeida Santos foi crítico acérrimo da empresarialização dos hospitais. A sua última lição como universitário foi proferida em Outubro de 2010, em Paris (onde estudou e se doutorou em reprodução humana) no âmbito das X Jornadas Europeias de Ginecologia e Jornadas Albert Netter da Sociedade de Ginecologia.

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos