Ordem dos Médicos assinou acordo de cooperação com União Europeia dos Médicos Especialistas

Ordem dos Médicos assinou acordo de cooperação com União Europeia dos Médicos Especialistas

"Não queremos apenas ter bons médicos, queremos ter os melhores médicos da Europa", declarou o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, no âmbito da assinatura de um acordo de cooperação entre a Ordem dos Médicos e a União Europeia dos Médicos Especialistas (UEMS), ao abrigo do qual a instituição portuguesa passará a intervir como entidade de acreditação de eventos em Portugal num sistema integrado do Conselho Europeu de Acreditação para Educação Médica Contínua (EACCME).
Miguel Guimarães asseverou, aliás, que "este é um momento histórico em que a Ordem dos Médicos tem, mais do que nunca, um papel ativo e preponderante na defesa de uma formação médica contínua de elevada qualidade".
"Esta será uma forma de continuar a potenciar a elevação da qualidade da formação médica contínua, pois os eventos terão que cumprir requisitos definidos em conjunto pela Ordem dos Médicos e a UEMS que serão aplicados no âmbito de um processo credível e transparente", o que representa a médio prazo, "uma forma de contribuir também para a segurança dos doentes", concluiu o bastonário.
O bastonário agradeceu, pois, ao Departamento Internacional da Ordem dos Médicos, João de Deus e João Grenho, pelo empenho e dedicação que colocaram para concretização deste acordo de cooperação que visa a acreditação e certificação de eventos.

 

#UEMS

Recorde-se que a UEMS é a mais antiga organização médica europeia, com 60 anos de existência, congregando 40 países, representando assim mais de 1,6 milhões de médicos especialistas. Tem também fortes ligações e estreitas relações com as instituições europeias (Comissão e Parlamento) outras organizações europeias médicas independentes e sociedades científicas. Em janeiro de 2000, estabeleceu o EACCME com o objetivo de incentivar altos padrões no desenvolvimento, fornecimento e harmonização da educação médica contínua e desenvolvimento profissional contínuo.

 

Legenda: Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e o Secretário-Geral da União Europeia dos Médicos Especialistas, Vassilios Papalois, rubricam acordo de cooperação, no 21º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos (Auditório Universidade Nova, Lisboa). @Foto SRCOM / Paula Carmo

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos