Apresentação do livro “Patologia Degenerativa da Coluna Vertebral”, de Luís Teixeira e Bruno Maia

Apresentação do livro “Patologia Degenerativa da Coluna Vertebral”, de Luís Teixeira e Bruno Maia

Primeiro livro escrito em português sobre patologia da coluna lançado em Coimbra, ao final da tarde de 12 de outubro, o auditório do Hospital da Luz Coimbra. O médico ortopedista Luís Teixeira, presidente da Associação Spine Matters e diretor-geral do Spine Center – Cirurgia da Coluna, Hospital da Luz Coimbra, lançou o 1º livro escrito em português sobre patologia da coluna "Patologia Degenerativa da Coluna Vertebral". A obra de 12 capítulos foi também coordenada por Bruno Maia (Médico interno Complementar de Ortopedia na Unidade Local de Saúde da Guarda e Colaborador do Spine Center).

Em declarações à imprensa, Luís Teixeira explicou: "Quando construímos o livro, quisemos começar por dar aos profissionais o retrato mais atual da realidade da patologia em Portugal, através da citação de vários estudos epidemiológicos – compreender o estado da doença em Portugal e constatar a escala que tem no nosso país pode ter um enorme contributo na mobilização da classe médica para este combate, já que justifica a importância de incluir sempre a avaliação da coluna em todas as consultas de rotina."

Na mesa da sessão de apresentação da obra, para além da representante da editora Lidel, Ana Gaspar, marcaram presença o Diretor de Serviço de Ortopedia do Hospital São Francisco Xavier, Guimarães Consciência, que fez a apresentação da obra; os médicos Luís Teixeira e Bruno Maia (coordenadores da obra); o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes (um dos oradores da sessão); o diretor de Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar do Porto, António Oliveira; o administrador do Hospital da Luz Coimbra, Beja Afonso.

Na sua intervenção, Luís Teixeira começou por explicar quais as motivações pata ter iniciado este projeto há dois anos. "Cientes de que a maior riqueza que podemos deixar é a transmissão de pensamento, encarámos sem falsa modéstia a vontade de preencher uma lacuna existente no panorama nacional". Depois de constituída a equipa "sem falsos protagonismos", Luís Teixeira justifica que esta obra não resulta exclusivamente da junção de profissionais de uma unidade de saúde, antes, de diversas especialidades de diversas unidades de saúde. Citando: Grupo José de Mello, Grupo Luz Saúde, Grupo Sanfil, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Centro Hospitalar Cova da Beira e Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa. Trata-se, a seu ver, de "uma ferramenta eminentemente prática, acessível e que possa tanto por ortopedistas, neurocirurgiões, fisiatras, e por médicos de medicina geral e familiar (estes, a primeira linha de diagnóstico e combate à doença).

 

Texto e Fotos ©SRCOM / Paula Carmo

 

Partilhe nas redes:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Ordem dos Médicos