Apresentação do livro “Patologia Degenerativa da Coluna Vertebral”, de Luís Teixeira e Bruno Maia

Apresentação do livro “Patologia Degenerativa da Coluna Vertebral”, de Luís Teixeira e Bruno Maia

Primeiro livro escrito em português sobre patologia da coluna foi lançado em Coimbra, ao final da tarde de 12 de outubro, no auditório do Hospital da Luz Coimbra.

O médico ortopedista Luís Teixeira, presidente da Associação Spine Matters e diretor-geral do Spine Center – Cirurgia da Coluna, Hospital da Luz Coimbra, lançou o 1º livro escrito em português sobre patologia da coluna com o título “Patologia Degenerativa da Coluna Vertebral”. A obra de 12 capítulos foi também coordenada por Bruno Maia (Médico interno Complementar de Ortopedia na Unidade Local de Saúde da Guarda e Colaborador do Spine Center).

Em declarações à imprensa, Luís Teixeira explicou: “Quando construímos o livro, quisemos começar por dar aos profissionais o retrato mais atual da realidade da patologia em Portugal, através da citação de vários estudos epidemiológicos – compreender o estado da doença em Portugal e constatar a escala que tem no nosso país pode ter um enorme contributo na mobilização da classe médica para este combate, já que justifica a importância de incluir sempre a avaliação da coluna em todas as consultas de rotina.”

Na mesa da sessão de apresentação da obra, para além da representante da editora Lidel, Ana Gaspar, marcaram presença o Diretor de Serviço de Ortopedia do Hospital São Francisco Xavier, Guimarães Consciência, que fez a apresentação da obra; os médicos Luís Teixeira e Bruno Maia (coordenadores da obra); o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes (um dos oradores da sessão); o diretor de Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar do Porto, António Oliveira; o administrador do Hospital da Luz Coimbra, Beja Afonso.

Na sua intervenção, Luís Teixeira começou por explicar quais as motivações para ter iniciado este projeto há dois anos. “Cientes de que a maior riqueza que podemos deixar é a transmissão de pensamento, encarámos sem falsa modéstia a vontade de preencher uma lacuna existente no panorama nacional”. Depois de constituída a equipa “sem falsos protagonismos”, Luís Teixeira justificou o facto de considerar que esta obra não resulta exclusivamente da junção de profissionais de uma unidade de saúde mas, antes, de várias especialidades de diversas unidades de saúde. Citando: Grupo José de Mello, Grupo Luz Saúde, Grupo Sanfil, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Centro Hospitalar Cova da Beira e Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa. Trata-se, a seu ver, de “uma ferramenta eminentemente prática, acessível e que possa tanto por ortopedistas, neurocirurgiões, fisiatras, e por médicos de medicina geral e familiar (estes, a primeira linha de diagnóstico e combate à doença)”.

Texto e Fotos ©SRCOM / Paula Carmo

 

Dr. Luís Teixeira e Dr. Carlos Cortes

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos