Ordem dos Médicos visita Serviço de Pediatria do Hospital Distrital Figueira da Foz

Ordem dos Médicos visita Serviço de Pediatria do Hospital Distrital Figueira da Foz

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) deslocou-se ao Hospital Distrital da Figueira da Foz, para conhecer o serviço de Pediatria, atualmente dirigido por Agostinho Fernandes.
Para esta visita, Carlos Cortes contou também com a participação do Colégio de Especialidade de Pediatria, Miguel Félix.

Na reunião que antecedeu a visita ao serviço – que desenvolve a sua atividade em três áreas distintas: assistencial, científica e colaboração com o exterior – o diretor fez uma caracterização detalhada e apresentou os indicadores mais recentes. Possui internamento (hospital de Dia), área de urgência pediátrica (20 mil episódios/ano) e área de consulta externa (sete mil consultas, no ano passado). A consulta externa abrange, entre outras, a consulta de pediatria geral, pediatria do desenvolvimento, pediatria alergologia, diabetologia pediátrica, obesidade.
Este serviço contribui também para a formação de médicos e enfermeiros na formação de base, internato geral, internato complementar de Medicina Geral e Familiar e Pediatria Médica. Para além dos oito médicos especialistas em Pediatria, o serviço é composto por uma psicóloga clínica, 18 enfermeiros, quatro assistentes operacionais, uma técnica de serviço social, quatro assistentes operacionais, uma assistente técnica.
Além das funções assistenciais, o Serviço de Pediatria do Hospital Figueira da Foz possui um programa de formação de internos que destacaram a excelência deste serviço.
Desde 2006 que a Figueira da Foz deixou de ter maternidade.
Recorde-se que, tendo em conta a falta de recursos humanos, a falta de investimento nas infraestruturas e equipamento no Serviço Nacional de Saúde, Carlos Cortes tem estado a visitar as diversas unidades da região Centro.
A visita ao serviço de Pediatria, no Hospital Distrital da Figueira da Foz foi realizada na manhã de 11 de maio de 2018.

 

Texto e Fotos @SRCOM / Paula Carmo 

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos