Receitas digitais para todos os médicos

Receitas digitais para todos os médicos

 

 

A Ordem dos Médicos (OM) e a empresa de Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) assinaram um protocolo para avançar para o fim do receituário em papel, permitindo, com este acordo, que todos os colegas que exercem em Portugal possam aceder à prescrição eletrónica.

A aplicação informática necessária para passar receitas digitais, Prescrição Eletrónica Médica (PEM), vai ser disponibilizada gratuitamente e sem limite de quantidade.

Ou seja: a PEM deixará de estar disponível apenas para os médicos do Serviço Nacional de Saúde e para pequenos subscritores (com menos de 40 receitas/mês) do setor privado.

De acordo com Miguel Guimarães, bastonário da OM, trata-se de um grande avanço que vai facilitar a rotina profissional de milhares de médicos sem custos adicionais. A ferramenta vai permitir maior segurança dos dados clínicos e a sua utilização em qualquer contexto, público ou privado, o que se espera que venha a contribuir para uma poupança individual na atividade clínica diária.

A Ordem dos Médicos irá promover ações de sensibilização e formação em tecnologias de informação nas secções regionais e distritais, destinadas aos médicos que ainda recorram às receitas manuais, para que nenhum profissional fique à margem deste avanço.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos