Ordem dos Médicos visita Centro de Saúde de Porto de Mós

Ordem dos Médicos visita Centro de Saúde de Porto de Mós

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) deslocou-se a Porto de Mós para conhecer as suas unidades de saúde: A UCSP Novos Horizontes, atualmente sob coordenação de Leonel Santos, e a UCSP Porto de Mós, coordenada por José Murta Cadima.
Nesta visita, Carlos Cortes contou também com a participação do presidente da Sub Região de Leiria da Ordem dos Médicos, Rui Passadouro, que é também Vogal do Conselho Clínico e de Saúde ACeS Pinhal Litoral, bem como da presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACeS Pinhal Litoral, Maria Inês Pinto.

A visita teve início no Polo de Calvaria da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Novos Horizontes, atualmente a ser objeto de obras de ampliação. Em seguida, foi a vez do Polo do Juncal, unidade que beneficiou também recentemente de uma remodelação e ampliação com financiamento da União Europeia. O périplo terminou na vila de Porto de Mós, com a visita e reunião com o corpo clínico da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Porto de Mós.
Murta Cadima fez uma caracterização detalhada e apresentou os principais problemas que incidem, sobretudo, em carência de médicos e funcionários administrativos.

Globalmente, dos 18 mil utentes deste concelho do distrito de Leiria, 4 500 não têm médico de família. Há ainda que ter em conta que o atual corpo clínico tem de dar apoio aos utentes que estão no ficheiro dos médicos de família com contrato a tempo parcial. A unidade de Saúde situada na vila de Porto de Mós possui uma consulta aberta aos sábados e domingos. O programa de ajustamento financeiro imposto pela Troika teve forte impacto nesta unidade de Saúde deste concelho. Mau grado as dificuldades, a entrega e a dedicação dos médicos de família são, ali, um denominador comum. Dado tratar-se de um concelho de povoamento bastante disperso encaixilhado pela Serra D ´Aire, a prestação dos cuidados de saúde é ainda muito baseada nas diversas extensões. Recorde-se, aliás, o ACeS Pinhal Litoral possui 66 polos de saúde.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos