Ordem dos Médicos visita Centro de Referência das Doenças Hereditárias do Metabolismo, no Hospital Pediátrico de Coimbra

Ordem dos Médicos visita Centro de Referência das Doenças Hereditárias do Metabolismo, no Hospital Pediátrico de Coimbra

 

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, visitou o Centro de Referência das Doenças Hereditárias do Metabolismo (DHM) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), situado no polo do Hospital Pediátrico. Trata-se de um Centro de Referência reconhecido pelo Ministério da Saúde em 2016, distinção efetuada em resultado da intensa atividade clínica e científica.

A visita, efetuada na tarde de 28 de março, insere-se no âmbito do périplo que a Ordem está a efetuar para conhecer todos os centros de referência da região Centro.
A coordenadora deste Centro de Referência, a médica pediatra Luísa Diogo, deu conta da dedicação das equipas multidisciplinares tanto na área pediátrica como na área dos adultos. Acompanhou também esta visita, Guiomar Oliveira, diretora de Serviço de Desenvolvimento da Criança do HP-CHUC.

Recorde-se que o início do processo de diferenciação dos hospitais que atualmente compõem o CHUC na prestação de cuidados diferenciados aos doentes com DHM remonta a 1987 com a criação da consulta de DHM do Hospital Pediátrico (HP), da responsabilidade da Professora Doutora Jeni Canha, pediatra. O HP tem desde 1995 uma equipa multidisciplinar dedicada à assistência de doentes com DHM, com a resultante atividade formativa e investigação clínica nesta área; as unidades hospitalares de adultos do CHUC têm profissionais, nomeadamente médicos, que seguem desde o início da década de 2000 regularmente doentes com estas patologias, cujo número tem vindo a aumentar. A Consulta de Neurometabólicas do Serviço de Neurologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) foi criada em 2003 em resultado da frequente tradução neurológica e/ou psiquiátrica das DHM no adulto.
Luísa Diogo, que é também a presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Doenças Metabólicas, destacou a importância do diagnóstico e da assistência especializada aos doentes.

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos